Buscar:
Email: Senha:
Caso não tenha login, cadastre-se.
Blog do Central
Matérias
Opinião

Audio
Video
Fotos

Ponto de Vista
Rimando

Biblioteca
Letras de Rap
Gírias
Links




Matérias
Bocada - Forte ::: Entrevistas

Costa a Costa

Data: 28/08/2007

Capa da Mix Tape
Contra Capa da Mix Tape
Don Loco
Nego Gallo
Nego Gallo e Don Loco
Costa a Costa
Costa a Costa
Show no Programa Central da Periferia
Rap de Costa a Costa

Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste cresce acima da média brasileira. O padrão de vida melhorou com os programas governamentais como o Bolsa Família e o Luz para Todos. Matéria da revista Carta Capital (Março/2007) afirma que o salário mínimo, atrelado aos benefícios da Previdência Social é outro aspecto importante.

A capital do Ceará está enquadrada e é beneficiária das ditas “melhorias sociais”. Mas o processo de favelização aumenta a cada ano e os problemas são iguais aos de qualquer metrópole brasileira. E neste contexto de desigualdade, o grupo nordestino Costa a Costa desenvolve suas rimas e lança a mixtape “Dinheiro, sexo, drogas e violência de Costa a Costa”, pelo selo independente Dunego Records.

“...Fortaleza é igual a qualquer lugar primo”

Com uma produção que beira a perfeição e no estilo Gangsta Rap abrasileirado, os integrantes abordam o way of life da vida bandida, as horas cronometradas de quem faz seu movimento nas ruas. Sim, são horas cronometradas, pois quem vive assim não sabe se estará vivo na virada dos ponteiros.

O capitalismo do gueto vira Rap. A lógica administrativa, os negócios feitos para levantar uma grana, a necessidade de se proteger e atacar sempre se misturam a uma busca pela justiça e pela paz, por um dia pelo menos.

Numa métrica distribuída numa seqüência inteligente, a mixtape do Costa a Costa expõe o lado da favela que conhece e o lugar social que cada um tem neste espaço. O dinheiro ou a busca por dinheiro justifica as atitudes, o comportamento competitivo, o machismo, a inveja e a luta contra ela e a sobrevivência numa cena tensa.

Do gueto do gueto surge lições de vida. Esta mixtape tem que ser comparada a um filme que mostra a crueza, pois dilacera o que achamos o que é realidade. Não é apologia ao crime, é a demonstração das mazelas que o dinheiro, o hedonismo, as drogas e a violência fabricam de costa a costa.

Cada um tem sua interpretação. Cada um faz sua escolha.

Condicionada a sua realidade social. A Dunegu Records e seus integrantes fazem a proposta: ...faça o seu, viva o agora. A luta no jogo do Rap é assim.

O trabalho sério e criativo do Costa a Costa é polêmico e quebra a maioria das regras, exceto a do capitalismo selvagem. Mas quem consegue quebrá-la?

A seguir as idéias de Preto B, Nego Gallo e Don, integrantes do Costa a Costa

Bocada Forte: Qual a formação do grupo e quanto tempo de estrada tem o Costa a Costa?

Don L.: Eram dois grupos, um da Costa Leste e outro da Costa Oeste de Fortaleza. A mesma realidade na favela em frente o mar, perto das casas noturnas mais quentes, dos pontos turísticos e dos arranha-céus. E como a Regina Casé falou pra nós, tem uma Manhatan e um Brooklin em Fortaleza. Eu tava na rua no meio dos cafetão, das putas, os traficantes e os ladrões, os gringos, os playboys, a polícia corrupta, os usuários. Todo mundo querendo comprar, vender ou roubar alguma coisa. Todo mundo querendo fazer essa grana, e gastar essa grana com o pó mais puro, a balada mais quente, a gata mais gostosa, o celular mais moderno, o carro mais loco que puder.

Eu fazia uns rabisco no papel e ouvia Rap, entre um baseado e outro, entre uma missão e outra. Os cara tava falando de revolução, de irmandade. E eu tipo... certo, os cara tão falando uns bagui loco... Então eu quis ver de perto. Paguei pra ver. E vi que a maioria tava mentindo, se enganando ou enganando os outros. Na real tava todo mundo competindo por poder e grana, e diferente da rua, onde os bagulho se resolve na prática, no Hip-Hop os cara faziam discurso. Na rua os problemas eram resolvidos de homem pra homem, seja falando na cara, discutindo frente a frente, seja na mão ou na bala. No Hip-Hop, era disse me disse, várias cruzeta pelas costas. Eu prefiri a rua. Errado por errado eu prefiro o mais sincero. Eu já tinha uma amizade com o Gallo e na troca de idéia a gente viu que tava na mesma intenção, então decidimos formar o grupo e fazer um CD Demo. Era 2003. Aí surgiu o Costa a Costa. Eu e Júnior D, da costa leste, Nego Gallo e Preto B da costa oeste, depois a gente convidou o Flip Jay que já tava ligado qual é o jogo.

BF: Vocês cantam a realidade das ruas das quebradas de Fortaleza e afirmam que vivem o que falam. Tratam do tráfico, da fome, da falta de perspectiva e da lógica do capitalismo. Qual o envolvimento dos integrantes do Costa a Costa com essas questões? Existe alguma saída? Alguma forma de amenizar o sofrimento do gueto?

Don L.: Existe. O Costa a Costa é uma forma. A idéia é falar menos no problema e mais na solução. Todo problema, não importa o quanto filhadaputa ele seja, tem solução, senão não é mais problema. Se você pegar o tempo que você gasta pensando em como sua vida é miserável, como o mundo é escroto, e como você tá pré-destinado a perder, aí você perde mesmo. Pára com isso, chapa! Ninguém nasce pra perder. Isso é o que alguns querem que você acredite, pelo simples fato de que isso torna mais fácil a vitória deles. E aí você chega a seguinte conclusão: 90% do Rap nacional é perda de tempo. Pior que isso: é atraso de vida. Desses 90%, tá todo mundo mentindo e eu provo porque. Vai vendo.

BF: Como o foi o processo de gravação do disco?

Don L.: Porra eu tinha ido pra São Paulo com um disco pronto. Eu sabia que meu disco era melhor que a maioria por aí, tinha consciência do meu valor, e fui pensando em conseguir uma gravadora pra lançar. Consegui. Recebi propostas das duas maiores do momento. Mas não eram boas propostas. E cheguei a conclusão de que não devia assinar. Na verdade, percebi que os selos e gravadoras de Hip-Hop que eu cresci ouvindo falar, e que inspiravam o meu corre, estavam todos falidos.

Não tem mais dinheiro no Rap, xapa! Porque a rua não acredita mais nas suas mentiras. Não dança mais o seu som mal produzido, as suas rimas meia boca, sem swing, sem sinceridade. Ninguém agüenta mais a apologia da derrota. Vendo que o bagui tava desse jeito, eu preferi fazer parcerias com alguns que ainda estavam fazendo alguma coisa verdadeira no meio. Ao invés de gravar um álbum, eu acabei cedendo uma faixa pra mixtape do Kl Jay, outra pra coletânea Raízes do DJ Adriano, e outra faixa pra coletânea HumBatuque Clube, do DJ Hum, que estão saindo em breve. Eu queria também ir na Trama, mas a trama, no setor de Hip-Hop, consegue a proeza de escolher os piores e eu queria dizer isso pra eles. Acredite, eu ia dizer mesmo. Puta que pariu não sei como eles conseguiram reunir tanto grupo ruim ao longo do tempo que eles tramparam com esse setor.

Eles deram todas as condições pros cara fazer o bagui, e só saiu merda 90% das vezes. Os A&R de lá devem ser parceiro mesmo desses cara... tipo amigo de família mesmo, padrinho dos filho dos cara... eu não consigo imaginar outra explicação. Mas na época que eu tava lá, todo mundo já tinha sido botado pra fora. A Trama perdeu muito dinheiro com o Rap e agora ia ficar só com um ou outro artista... Eu conhecia uns e outro que tavam nessa disputa, mas ninguém teve coragem de me levar lá, lógico, nem de dar sequer um contato bom. Tudo bem, isso só me deixou certo de que eles sabiam que eu era melhor que eles. Veja bem, eu já conhecia o jogo do Rap quando eu fui, conhecia o jogo da política do Hip-Hop, conhecia o jogo da rua. Aprendi muita coisa, claro, mas o jogo é o jogo em qualquer lugar. Eu fui tipo Malcom quando foi pra Mecca, já sabia que muito do que me falavam era mentira... Mas fui pra constatar. Então eu peguei mais umas 3 faixas além das que foram liberadas pra essas coletânea, produzi mais algumas coisas, peguei algumas bases prontas, e gravei uma mixtape. Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa... Tá na rua. Vendi 2 mil cópias pelo norte e nordeste de mão em mão, em 1 mês, e tô prensando 10 mil agora. Mais do que os “grandes” selos do Rap nacional tinham me proposto. E é só a mixtape.

BF: Como foi formada a Dunego Records?

Don L.: A DuNego surgiu junto com o Costa a Costa é um estilo de vida, uma linha de pensamento e ação pra vitória, e a DuNego Record$ é um dos setores.

BF: Quem produziu a mixtape?

Don L.: Eu. Com co-produção de Nego Gallo e Flip Jay em algumas faixas. Flip Jay mixou as faixas.
   
BF: Quem participa do CD corre com vcs?

Don L.: Nem todo mundo que participa corre com nóis. As vezes é só uma identificação musical mesmo e já é.

BF: Vocês são influenciados pelo gangsta Rap ?

Don L.: Muitas mentiras são contadas sobre o Rap. Principalmente quando envolve a palavra gangsta... Mas o Rap é gangsta, não adianta. É só você tentar definir uma coisa separada da outra e você vai ver que não consegue. O Rap não seria o que nós conhecemos como Rap se não existisse o gangsta. E nem a palavra gangsta teria o sentido que tem hoje se não fosse o Rap. O crime muda o Rap e o Rap muda o crime, chapa... isso que é loco. E aí mora o poder do bagui. As possibilidades são infinitas. Podem ser positivas ou negativas. Mas uma coisa sem a outra? É como tentar tirar as drogas e as armas do filme Wild Style, parceiro... se você conseguir, aí você vai ter o Rap sem o gangsta.

Mas provavelmente você teria que voltar no tempo muito mais do que 30 anos pra poder mudar isso. Agora, sobre esses cara gravando clipe em carro emprestado e vagabunda paga a prestação... a questão não é se é gangsta ou não, a questão é que é mentira. A rua não respeita isso. Pra você ver como o velho Rap nacional se tornou uma piada... os que tem um carro importado e curte com umas puta loca, escondem isso, posam de revolucionários nos clipes. E os que não tem nem uma moto querem gravar um clipe pagando de cafetão, com várias puta. Você acha que a rua vai levar isso a sério?

BF: Pra vocês qual a diferença entre o Rap americano e o brasileiro?

Don L.: Pra não ter engano, o que chamam de Rap nacional, aqui eu vou chamar de velho Rap nacional. Porque o novo Rap nacional é o Costa a Costa, e outros que não se enquadram nesse velho perfil, nessa mentira que é o velho Rap nacional. Mas não confunda com velha escola e nova escola. Velho aqui não é idade, quer dizer que tá morto, é uma mentira e mentira não tem vida longa. Existem grupos da velha escola que fazem parte do que eu chamo de novo Rap nacional, e sempre fizeram, porque são sinceros.

E existem grupos novos que fazem parte do velho Rap nacional, porque tão reproduzindo a mentira. A diferença? O velho Rap nacional é baseado na lógica da derrota. Assume a derrota. Aceita a derrota. E o pior... cultua a derrota. No Rap americano não existe derrota, xapa! Você não vê um rapper americano chorando e dizendo "porra, a sociedade é injusta, não me dá oportunidade, a televisão é racista...", mas você pode achar algum deles dizendo tipo: "certo, existe isso tudo, e é difícil mesmo, mas foda-se, vocês vão pagar um pau pra mim agora, porque eu dou audiência pra vocês, gero dinheiro, e em breve vou comprar esse canal de televisão e ser o dono dessa porra toda aqui!" Você não vê o The Game chorando porque o sistema é injusto e a polícia é corrupta... Você vê ele gravando uma mixtape e um DVD inteiro com uma campanha pra parar a caguetagem, e dizer que quem faz acordo com polícia no gueto não é homem... E a repercussão é tão grande que você tem um cara na CNN discutindo o assunto com o dono da DefJam. Por isso eles tão no topo. E é lá que o novo Rap nacional deve chegar. No topo. O Costa a Costa tá preparado.

BF: Na mixtape, o dinheiro é o objetivo e a razão das ações, mas vocês também falam de amor de esperança. Vocês acham que seu público consegue assimilar suas mensagens? Quem tem um nível maior de informação ou de experiência de vida consegue entender o que vocês querem passar. Mas me refiro ao jovem sem incentivo e sem informação. Vocês acham que eles distorcem suas idéias?

Don L.: Não. Justamente o contrário. Geralmente as pessoas com maior nível de informação são as que distorcem as nossas idéias. Geralmente essas pessoas bem "informadas" são mal informadas sobre o que tá pegando na rua. Dentro do Hip-Hop isso chega a ser ridículo. Muitos tratam o gueto com um tom tão infantil que... caralho, dá vontade de rir, parceiro. A forma que eles falam, justamente preocupados com isso, de querer ser acessível pra favela, revela que eles não pisam nela a muito tempo. Podem morar dentro dela. Mas não tão nela. Tão alienados no meio do velho Rap nacional... Parece tipo uma comunidade de lunáticos, que só vê o que querem ver. Ou então, se forem os cabeça, tão mentindo mesmo e fazendo uma grana com essa mentira, iludindo otário com esse papo de revolução. Isso contaminou geral todo o meio do velho Rap nacional: rappers, ongeiros, colunistas de sites, editores de revistas...

Você lê uma entrevista e o que você pensa é o seguinte: esses cara não tão falando sério! Eu acabei de ver um especial sobre Rap na MTV. Só o DJ Hum e o Marcelo D2 falaram alguma coisa real. Dos cara do velho Rap nacional que falaram, ninguém tava falando sério, irmão. Eu tava no barraco de um parceiro, que não é do Rap, com uma rapaziada tomando um rum. Ninguém levou a sério o que os cara tava falando, irmão. Teve um rapper que abriu a boca pra falar que se fizesse um show de 100 mil reais fora da favela ele ia voltar pra favela e perder o respeito, e que preferia fazer um de 100 reais e continuar sendo respeitado no gueto. Caralho. Eu digo o seguinte: Se eu fizer um show de 100 reais, a favela me respeita, e sabe que eu em breve vou tá fazendo um show de 100 mil reais, e eu vou voltar pro gueto mais respeitado ainda. Eu não vou perder o respeito por causa disso. Ao contrário. Um ladrão que volta de um banco com 100 mil reais vira lenda na favela, todo mundo respeita. A não ser que ele não seja homem pra lidar com a grana dele como um homem.

Imagina se seu dinheiro é limpo. O show do Zeca Pagodinho deve ser uns 100 mil reais, e ele pode dar um rolé na minha quebrada, no meio da favela, que ele é respeitado. O Jorge Ben, o finado Bezerra da Silva, nenhum perdeu o respeito. Pra começar o próprio velho Rap nacional respeita eles. E eu não sou menos homem que eles. Mas voltando ao programa, tinha o MV Bill falando, e de uma hora pra outra tava rolando tiro na favela, e ele refletindo no meio da entrevista: "Porra, é foda, a gente aqui dando curso pra molecada, tentando salvar vidas, e a bala tá rolando lá em cima..." mas Bill, eu vou falar pra você porque acontece isso irmão, é porque os moleque mais inteligente da favela, eles não quere ser peão na Cufa, chapa. Ele quer ter o que você tem. Eles vê o carro que você anda, eles vê o tênis que você usa, as vagabunda que você pode comer se quiser... Você pode não ostenta o que você tem, mas eles tão ligado que o Falcão é o produto que você vende. E eles vende o deles. Você pode fazer projeto social e o caralho, eu não tô julgando isso... Mas você já curtiu na Bunker um sábado a noite, né? Eles querem curtir umas balada loca também... Se um moleque desse for pro Rap... vai ser pra tomar o seu lugar, então é melhor você ficar esperto! Assume o que você é. Você não toma seu champanhe? Você também usa umas corrente no pescoço... então porque você tá falando da corrente no pescoço do 50 Cents?

É como diz o Kl Jay... As ruas estão olhando. Se a sua vitória é legítima, porque você não assume ela? No gueto não tem moleque, nego! No gueto não existe puberdade, tá ligado? Você é criança e de repente nem percebeu... já é adulto. Esses piveti aí de 14 anos tão tudo esperto... se você bobar, eles te engoma! Não pense que você tá falando pra uma pá de imbecil desinformado... Esses moleque não são otário. Por isso eles entende o Costa a Costa. Mas se liga ae, o mais importante na música não é a informação, é o sentimento. Porque na música, o sentimento não pode ser mal interpretado... E no nosso som o sentimento é de vitória... Por isso que você vê vários grupos aí dizendo ser mal interpretados e essa porra toda... na verdade eles tão sendo muito bem interpretados, porque é o que o sentimento da música deles traduz. Negatividade, derrota, e essa porra toda. E é por isso que o Rap gringo tá fazendo mais sucesso na favela do que o Rap nacional... porque mesmo sem entender o que os cara fala... o som lembra vitória... e é isso que um guerreiro quer na vida. E o que o velho Rap nacional tem feito? Olha pro seu público. Olha o que você fez com ele. Só piorou.

O velho Rap nacional tem sido negativo pra vida dos seus adeptos. É só você observar. Observa por trás da máscara... Você vai ver que são pessoas que são extremamente negativas em relação a elas mesmas... Sempre estão se dizendo que é foda porque "eu não posso isso", "eu não posso aquilo". Se vangloriando porque "o Rap me salvou", "me tirou do crime", e agora é um profissional frustrado em alguma área... sem planos de vitória. Sem ambição. Mas tudo bem... o velho Rap nacional já disse que isso é motivo dele se orgulhar, afinal, a culpa é do sistema, e ele poderia estar pior! Mas eu digo pra você o seguinte: Sempre vai ter alguém pior que você por mais fudido que você esteja... não se guie pelo pior, se guie pelo melhor. O sistema fode todo mundo, então porque alguns conseguem vencer, mesmo saindo do gueto do gueto? Eu não vou fazer Rap como se eu tivesse falando pra um otário, mas se um otário quiser entender mesmo... ele pode ir atrás de entender, ouvindo direito, procurando uma entrevista tipo essa... parando de ouvir o velho Rap nacional e começar a ouvir quem tá falando sério. E isso pode ser a mudança.

Obs.: Você nunca vai ouvir o Costa a Costa falar a palavra "esperança" a não ser que seja num tom irônico. O que existe é fé e luta. Esperança parece um bagui tipo... esperar que aconteça... E quando vc espera que aconteça, nunca acontece. Fé é diferente. Você não espera que aconteça, não tem esperança, porque na esperança existe a possibilidade da derrota, na fé não existe essa possibilidade. A Fé não espera acontecer porque é como se já tivesse acontecido. É só fazer acontecer. E de fato vai acontecer.

BF: Qual sua opinião sobre a relação Rap nacional e televisão?

Don L.: A televisão manipula a verdade, mas ainda é mais sincera que o velho Rap nacional. E o velho Rap nacional tem medo dela por causa disso. Porque o velho Rap nacional mentiu pa caralho, e tem medo da televisão explorar isso. E com razão, porque ela explora mesmo. Ela joga pela audiência, e não tem uma coisa que dê mais audiência que desmascarar um mentiroso, ou colocar ele em uma situação que ele mesmo se destrua. A televisão é o que é. É tipo o mundão mesmo. Capitalista, injusta, racista, etc. etc. etc... Mais ainda é mais sincera que o velho Rap. Mas o que tá acontecendo agora é o seguinte. O Rap nacional tá tão fudido, que de repente vira quase consenso que o Rap tem que ir pra televisão. Aí quando tá todo mundo alegre porque agora pode ir, alguém vai e se fode. Aí a velha discussão infantil volta a tona. "A Televisão prejudica o Rap". "Distorce o Rap". Mas o problema não é com a televisão. A televisão é o que é. O velho Rap nacional é que não é o que diz ser, e aí a televisão vai querer explorar isso pra ganhar uns pontos extra na audiência. Fácil. Quando você vai pra Tv, você tem que ir pra vencer. É ela ou você. Mas você não pode ser vencedor desse jeito, porque a insegurança não é compatível com a vitória.

BF: Vocês acham que o Rap nordestino é discriminado?

Nego Gallo: O bagui é loco. É como o Gato Preto falô pra nós uma vez: você tá no nordeste, irmão... você tem que fazer igual um negro numa universidade que só tem branco. Não adianta ser melhor. Você tem que fazer dez vezes melhor. É o que eu tô fazendo. E é só a mixtape.
Don L.: Eu tenho tanta coisa pra falar sobre isso, que vou deixar pra próxima, porque senão isso aqui vai virar um livro, e não uma entrevista. Mas o Gallo resumiu bem a solução. Bezerra da Silva fez no samba. Caetano Veloso fez na MPB... Costa a Costa tá fazendo no Rap... Depois que abriu o caminho aí já era, chapa! Tem um som que nós não lançamos ainda. O nome é Moisés Negro! Que vai falar disso também. Eu só quero aproveitar e mandar um alô pros irmão e as irmã, guerreiros do norte e nordeste que tem dado apoio ao Costa a Costa, e dizer o seguinte: Fé em Dobro guerreiro! Ninguém pode separar o que Deus une. Ninguém pode vencer os que Deus escolheu pra vencer. Você acha que o talento é em vão? Claro que não!

BF: Como você analisa o tratamento dado a mulher no Rap nacional e na periferia?

Nego Gallo: Primeiro acho que as mulheres do rap tem que parar de se preocupar com o que o velho Rap nacional pensa delas e começar a curtir quem curte elas. Eu curto elas. Aliás, sou casado com uma.
Don L.: O velho Rap nacional idealizou uma mulher que não existe e as mulheres que entram ficam tentando se encaixar nesse ideal... Sem sucesso... porque as mulheres da vida real não se identificam. Tem também uma pá de feministas e ong´s que nunca foram do Hip-Hop, não sabem o que é Hip-Hop, e querem dizer pras mulheres o que é certo e o que é errado no Rap. Que isso e aquilo é vulgar... Que isso e aquilo é machismo... O problema principal não é o machismo, nem o racismo, é o desrespeito. E o homem desrespeita muito mais o próprio homem do que a mulher. A prova disso é uma pá de morte, briga, caguetagem, etc... A mulher sofre uns bagui que o homem não sofre e vice-versa, eu não tenho como julgar se é mais difícil pra um ou pra outro.

As feministas falam que o homem supervaloriza o corpo dela, em detrimento da inteligência. Algumas chegam até a reclamar porque elas tem que se depilar e manter o corpo em forma, porque a sociedade acha feio o contrário. E se pá eu tenho que traficar porque a sociedade também acha feio um homem não ter uma roupa legal, um relógio, um tênis bom. Sem isso você não é um homem, é um moleque. Então elas valorizam minha grana em detrimento do meu caráter. Se ela fica com vários caras chamam ela de vagabunda, e se eu fico com várias eu sou um garanhão. Tudo bem. Mas se eu casar com uma mulher e não sustentar ela, ficar desempregado, eu sou um vagabundo, um fracassado, e a família dela vai dizer que ela casou com o cara errado. Se ela me sustentar, aí é pior, me chamam de gigolô, a sociedade não me respeita. Tá interado? Não é só nós que tem que mudar, elas precisam mudar também, porque um é reflexo do outro. A atitude de um reflete na atitude do outro.

O tal do feminismo, pra mim, é apenas outra bandeira pra catar dinheiro pra projeto social, é só mais uma palavra tão cheia de definições que se tornou vazia, como o comunismo, o socialismo, e vários “ismos”... mas na verdade todos se corromperam, essa é a verdade. A mulher precisa ter direitos iguais, só isso. Não precisa se igualar ao homem. O homem criou a merda toda. O homem faz guerras, vende as armas de destruição, e destrói pra depois vender o material pra reconstrução, com apoio das suas mães e esposas. O que elas tão invejando nisso? Dizem que a mulher está chegando no poder, mas eu não vejo isso. A mulher pra chegar ao poder, se aproxima demais das características masculinas, eu não considero isso mulher de verdade.
Preto B: Aqui no nordeste a gente trata elas como o clima é: quente!

Veja mais:
My Space
Site Oficial
Baixe a Mix Tape
Veja os vídeos no You Tube
E-mail

Por: DJ Cortecertu



Comentários

Foram localizado(s) 94 comentário(s)


Putaquepariu 6 ainda tão nessa ? Na moral, isso foi a 2 anos, e só falei verdade aí, mas hoje é outro momento, bola pra frente... Tenho todo respeito a MVBill, Záfrica Brasil e todos os caras que critiquei aí. O rap precisa de caras contestadores também não só os velhos tapinhas nas costas e facada por tráz, sou um cara verdadeiro, se eu tiver algo pra falar eu falo pela frente, falei o que pensava no momento, e falei pra todo mundo ver, dando a cara a tapa. Hoje em dia não falaria dessa forma, mas no momento era desse jeito que eu me sentia, e eu fui sincero. Depois vocês viram o rumo que o rap tomou e que eu não estava errado. Eu sou amor, não ódio. Sou construção, não destruição. Muita luz a todos os que me apoiaram e aos que me criticaram também, afinal, é na contestação que as coisas mudam. Pro irmão aí que citou um verso do grupo "A Família", gostaria de pedir que ele escute em breve um som meu com "A Família" que está a caminho. Tenho muito respeito e amor por esse grupo pois o gato preto que é um dos mc´s foi 1 cara que me apoiou muito quando estive em sampa, além do GOG, Dj Hum, KLJAy, Max B.O. e outros irmãos. Espero que esse assunto agora se dê como encerrado. Muito amor ao rap nacional. PJL. Fé na vitória. Paz a todos. Sem mais comentários, - Don L. (Costa a Costa)

Por: Don L. - Em: 29/09/2009 09:33:13


salve rapa aqui é o ANDRE de Santo Andre------me fale dos lançamentos de underground gringo e brasileiro----e sas festas---e shows--fikarei grato pela informaçoes---o afura vai no sesc Santo André este ano sim ou não!!!!!!falou!!!!!!

Por: andre luiz da conceição - Em: 24/09/2009 14:49:47


Com a visão hipócrita que ele tem, ele não vai daqui ali... Muitos acharam seu depoimento lindo, revolucionário e tudo mais mano.. Mas oque faltou a você, foi dar nome aos bois que hoje aliena mais doque ajudam.. Não creio na sua filosofia treteira... não vale apena ficar xingando e esculachando às pessoas.. Também não sou mais tão fã do Bill quanto antes... Mas você está muito mal em falar várias idéias assim do cara.. Tá começando agora cara.... E não sabe nem representar a voz dos humildes. Falou e discriminou de uma certa forma o movimento feminista... Vocês para mim não passam de um rebanho de pipocas que querem ganhar fama com conversinhas e disse me disse... Já cantava A Família "não vou cair em bolinho de pipoca, que se diz ser tão pique pá só fala bosta".. Sensacionalismo puro da sua parte mano.. Meu respeito você não terá mais... Pois só em falar mal do velho rap, da velha guarda mano.. Você nem merece ser ouvido... Pessoas como você só vive mesmo de picuinha... Tá tentando transforma nosso som real na ilusão gringa né mano... Mano Sabota foi o último guerreiro que caíu nessa onda de treta se ligou...? Não vai fazer do nosso som, aquela merda que toca nos estados unidos mano..(não esteriotirpando). Fala deles como se eles cantassem revolução para a gente... 2pac pra mim foi o único mano, é o único e será sempre único... Você não sabe oque fala mano.. Acha que o entendido é só você né?? Chegantes como vocês tem que respeitar os das antigas morô??? Tem que saber respeitar... Mas não fez isso... Vai cantar de bom em outro lugar... Não representa a nossa comunidade e nunca representará.. Palavra de um morador do gueto... Espero que leia minhas palavras... Não é pessimismo não... é o seu futuro como vacilão.. Esqueça, nosso rap não vai cantar putas, dinheiro, e carro bom não nego... Você tá muito equivocado, muito mesmo,..... Não vai daqui ali, não vai sair do papel irmão.. Vai pra história se não mudar a opinião rapidamente... Fuiz

Por: Edson Farias De Souza - Em: 23/08/2009 16:31:00


AE TRUTAS NA MORAL VAMO PARA DE FICA METENDO PAL UM NO OTRO E RESPEITA FMZ!??? C US CARA DO COSTA A COSTA QUEREM FAZER UM SOM DEIXA ELES FAZE DU JEITU DELES(AGORA METE PAL NOS OTROS É FODA) KEM KISE COMPRA A PORRA DO CD DELES E CAMINHA COM ELES QUM NUM KISE NUM OUÇA E PRONTO CARALHO, ALEM DISSO ENVEZ E VO6 FICARAM PERDENDO TEMPO COM ESSES TIPO DE ASSUNTO Q TAL NOS LEMBRARMOS Q O MUNDO ESTA ACABANDO, Q VAI MIA A AGUA E VAI DERETE TUDO NESSA MERDA CARALHO PAREM DE SER I G N O R A N T E S

Por: eduardo salles - Em: 26/10/2007 03:22:42


ae pros otario que num entenderam a mensagem que se fodam mas os cara tão certo! se quer ficar na sua vidinha se achando um excluido, se colocando sempre em ultimo que se fodam tanbem! o nordeste respeita os cara do sul ! mas vcs se acham de mas né?( isso eu falo pros comedia) ta na hora de se incluir ta na hora de fazer uma grana pros pirraia da favela se espelhar nos verdadeiros guerreiros! e foi pra esses que o costa a costa mandou a mensagem! pros verdadeiros guerreiros não pros sabe tudo! que na verdade não sabem porra nenhuma! pra esses comedia eu mando um foda-se! os cara tão fazendo ! então deixa de falar e faz a tua comedia! ae costa a costa tamu unido pela vitoria!

Por: venceslau moraes - Em: 19/10/2007 15:50:27


mano PFV, estudem, pelo amor de deus quanta bosta vcs falam que fiquei pasmo mano eu nao tenho muita educaçao, baguio escola publica foi loco mas manoo, vcs falando ali sobre a Midia foi motivo de dar risada , falando tambem de socialismo comunismo ,, pelo amor de deus , estudem !!! como vc diz , nao seje um derrotado e mano, Humildade é o que realmente trinca existem pessoas e pessoas , dentro de qualquer grupo ou contesto social , os que querem ter de tudo, e os que querem apenas paz e tramquilidade e de rap boy ja chega os americanos ESTUDEMM PELO AMOR DE DEUS tem algumas coisas que gostei na entrevista, mas vcs sao muito vagos mano, muito invejinha da porra, uma pena

Por: silvio castro - Em: 09/10/2007 03:25:33


Pra se afirmar que 90% do rap nacional é perca de tempo , é necessário que seja realizada uma pesquisa quantitativa . Certo ?Qual o embasamento nesta afirmação ? Outro ponto, falar quer a gravadora Trama "no setor de Hip-Hop, consegue a proeza de escolher os piores " é foda . Não tenho procuração pra defender nenhuma organização mercatil, porém quando se afirma isso você cita diretamente: Mzuri Sana, Camorra, Potencial 3, Parteum, Rappin Hood, Beatchoro, entre outros que fazem ou fizeram parte dela. Isso cheira à desdém , e quem desdenha... Falando agora do som dos caras, há lampejos de boa música( uns samples muito bons), mas a poesia é fraca. É como o Kamau rima "Repete a mesma fala de sempre. Só muda a gíria". Mais um grupo de rap comum, nada mais.

Por: Thiago Cervan - Em: 21/09/2007 18:31:46


SAMURAI, SE É DO GUETO HONRAI!!!!

Por: fire bot - Em: 14/09/2007 20:49:14


aí, seus cu do Bosta a Bosta!!! Chegaram maL!!! queimaram o filme nas quebras!!!! aqui meus trutas fazem é rir da porra dos om seus!!!! que merda de discussão de dinheiro man? hã? qual é? esquece mano!!!! cagada aqui é so uma!!!! o rap pode ser ultrapassado, tá falido, mentiroso, mas vou te falar uma coisa: quem é militante do rap, é militante de verdade até o osso, e acho que vcs num tava pensando nesses manos quando falaram essas merdas. vcs tavam pensando na grana dos boys, então vão atrás da grana meu!!!! deixa o movimento em paz!!!! respeita quem ta a mili ano nessa porra!!!! O brasil é onde tem os militantes mais fieis dessa porra e eles nun querem modinha não!!!! man!!! olhja a ideia deseperada desse cara --------->A Seguinte é essa Quem se lembra oq master p fez com o rap lá no usa.....é o mesmo que o nordeste estar fazendo aki...e isso Causa medo né não "FAVELA" Cê grana é puta o rap nunca pagou um BOQUETE......Então que se fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! um cara desse é militante? esquece mano, já era, jogaram a chance fora!!!!! o jogo aki é otro!!!! respeito é pra quem tem e quem merece!!!! quer discutir sobre grana vai lá mano!!!! enquanto isso na minha quebra nois vai tirando uma com a porra desse cd!!!! aí, que se fodam vcs, o movimento vai seguir morô mano!!!!

Por: fire bot - Em: 14/09/2007 17:33:03


A Seguinte é essa Quem se lembra oq master p fez com o rap lá no usa.....é o mesmo que o nordeste estar fazendo aki...e isso Causa medo né não "FAVELA" Cê grana é puta o rap nunca pagou um BOQUETE......Então que se fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Por: Coringa do rap - Em: 14/09/2007 12:54:23


Ae Mah seguinte,nem deveria comentar nada porque já falamos tudo na entrevista certo,vou me apresentar sou Flip Jay, Dj do Costa a Costa quero só esclarecer uma parada que tem um monte de maluco confundindo,quando falamos do " Velho Rap Nacional" não necessariamente queremos falar da velha escola,que pela qual temos respeito inclusive eu tbm faço parte dela, é vagabundo sou cearense nato mas já tô no jogo do hip hop ha mais de 20 anos ,aki as coisas se desenvolveram diferente de São paulo,más tambem já estive e dancei na São Bento,tenho grandes amigos aí e pelo Brasil e respeito a todos, e tenho vários aliados espalhados por aí ta ligado???falamos do velho Rap nacional com suas práticas atrasadas com espirito de reclamação,pagando de perdedor, vitima,coitado,excluído ,que foi a cara do rap nacional não só em sampa ,aquele lance de se um ícone fala de algo ,todo mundo vai falar do mesmo assunto,o que é bom p mim pode não servir p vc ou vice versa cumpade,tem grupos da velha escola que tem essa prática e da nova escola tbm tem essa prática ,existem grupos da velha escola que estão ligados no jogo e alguns da nova escola tbm,velha escola é uma coisa ,Velho rap nacional é otra,um Salve aos verdadeiros!!!!

Por: flipjay jay - Em: 13/09/2007 22:38:13


NA MORAL O SOM DOS KARA TEM QUALIDADE,MAS PERA LÁ TIU....QUEM OS KARA TA PENSANDO QUE SÃO????PRA FALAR MAL DA VELHA ESCOLA DO RAP,TEM Q TER PELO MENOS A METADE DA CORRIDA DOS KARA,AE O CABAL FAZ ESSE ESTILO DELES,NÃO TEM NADA DE REVOLÚCIONARIO NA PARADA DELES,E EU SÓ CONSEGUI OUVIR UMA FAIXA,E ME DESCULPE POR TER BOM GOSTO.......

Por: fabiano da silva - Em: 13/09/2007 21:10:20


CREIO, INDUBITAVELMENTE, QUE O HIP-HOP É UMA CULTURA UNIVERSAL - E NUNCA SERÁ UMA COISA SÓ. LI A ENTREVISTA COM O COSTA A COSTA, CONCORDEI COM ELES EM ALGUNS PONTOS, MAS SINCERAMENTE PENSO QUE SE FAZ NECESSÁRIO REPENSAR O HIP-HOP TODOS OS DIAS - ASSIM COMO REPENSAR NOSSAS VIDAS. SERÁ QUE O RAP É UMA COISA SÓ? SERÁ QUE 90% DO RAP NACIONAL É MESMO PERDA DE TEMPO? SERÁ QUE PARA FAZER O RITMO E POESIA - COM AUTENTICIDADE, QUALIDADE E CONSCIÊNCIA - É PRECISO SEGUIR O ESTEREÓTIPO GANGSTER? NÃO ACREDITO EM VERDADES ABSOLUTAS, E NEM MUITO MENOS EM GENTE ARROGANTE (PROTÓTIPO DE OPRESSORES) QUE SE JULGAM OS MELHORES, E QUE PENSAM SER REFERÊNCIA À SEGUIR POR SUAS VERTENTES E DIRETRIZES. EU PERGUNTO A VOCÊS COSTA A COSTA: - VOCÊS SABEM DIZER QUAL É A PRIMEIRA DIRETRIZ DO HIP-HOP? COMO DIZ O AFRIKA BAMBAATA - UM DOS GRANDES PENSADORES, GUERREIROS E MESTRES DA CULTURA - O MOVIMENTO EXISTE PELA INCANSÁVEL LUTA PELA IGUALDADE, JUSTIÇA E LIBERDADE. RAPPERS DE QUALIDADE E REFERÊNCIA PARA MIM SÃO: AFRIKA BAMBAATA, GOG, ZÁFRICA BRASIL, MV BILL, QUINTO ANDAR, RACIONAIS, X - FUNDADOR DO CÂMBIO NEGRO, CONTRA VERSUS (MINAS QUE EU TIVE A HONRA DE VER TRINCAR E REPRESENTAR NO PALCO DO SESC CONSOLAÇÃO EM SP NO EVENTO REPENSANDO O HIP-HOP)... E TODOS OS IRMÃOS QUE FAZEM DO RAP O RITMO E POESIA EM BENEFÍCIO DA LUTA PELA VIDA - IGUALDADE, LIBERDADE, E JUSTIÇA, EIS A CAUSA DOS VERDADEIROS GUERREIROS! "... independente de etnia e posição social: o sangue é vermelho, e o corpo mortal; ninguém é mais que ninguém, e a vida se resume na prática do bem antes do apagar das luzes." Ass. VULGO FENIX - EXPRESSO HIP-HOP / OSASCO - SP

Por: Fabio Pimentel de Sousa - Em: 12/09/2007 20:58:34


Parabèns PIXOTE ja que vc è o cara, manda um mixer là em casa quero um vextax 06 fmz, ta perdendo a linha meu chapa ,sera que esta tão dificil de ligar os cabos dos toca discos para vc ficar assim kkkkkkk , quem ta querendo se aparecer na real è vc ,`` Zona leste è pequena viu sô...! se eu fosse a cara aqui em baixo estaria morrendo de medo nem iria dormir a noite .... vai pensando que ta bom maladrão, fudidão......chupa rola do Costa a Costa .

Por: Paulo Nacimento - Em: 11/09/2007 13:15:06


Ahhhhh Pixotee vai caçar assunto com mulher rapaz!!!Zona Leste?O que que tem a zona leste?...DJ Shadow???Vc ta meio atormentado.....O unico que ta querendo se aparecer é vc maluco, ta perdendo a linha ai, baixando o nível....vê se cresce maluco...aliás c ta perdendo a linha é pq não sabe a resposta né?Ou ta pesquisando no Google ainda....kkkkkkk.Me achando o Q-bert?Afff....vc tem uma imaginação um tanto fértil mesmo.Zona Leste é pequena, da hora, ai no dia que vc me trombar agente troca ideia direito, e não com esse papinho ridiculo de internet, fmz arrombado!?

Por: Tenório Alborguetti - Em: 11/09/2007 12:21:19


Tenorio aka Dj S..... , o cabo do toca-disco liga no seu cú! O mano se acha mesmo oh, vai vendo, acha que ninguém sabe ligar um mixer, diz qual modelo você quer e a gente manda um pra vc meu, só pq sabe os nomes de umas performaces tá se achando o QBert, quer se aparecer pede o bocada-forte uma entrevista, mais usa seu nome real cúzito, zola leste é pequena viu Sô....! Quando cê for ganhar dinheiro com o rap quero ver o que cê vai tocar. Dj Shadow é?

Por: PIXOTEE - Em: 11/09/2007 11:49:03


Seguinte !! tão afim d mudar o tema dessa discurssão?? Vms discutir sobre o Hip hop no brasil;sobre os novos grupos(incluindo o Costa a Costa),sobre o espaço q o hip hop tem;sobre os caras q represetam o hip hop;sobre os estilos de rap....o q vcs acham???eu acho ki isso tenq ser muito discuto....vms aproveitar a repercussão da entrevista do costa e costa e vms expor nossas opiniões sobre o cenario hip hop no brasil!!!

Por: Rodrigo Aka mcidi - Em: 11/09/2007 10:51:31


(Obs sobre o Rapper Cabal e o hip hop)...ae na boa...nem conheço o cabal direito,mas uma coisa é Evidente .Ele é o melhor rapper brasileirooo...tem muita criatividade,flow stylee...putzzz..Flow ,flow ,o q é Flow???me falem?/ caralhoo..o q é um rap c num tem flow??aff o q é pegar uma base e colokar a rima sem wing?? vou mostrar uns grandes exemplos de flow pra vcs: Brailler,Costa a Costa,Diprach,kamau,Pithe black,pite rock,little brother,Cabal...na boaaa o rap prescisa investir nisso eim...principalmente em SP onde o Rap é mais forte e onde tem mais grupos...akele espaço rappp aff q lixoo..num toca um rap d verdadeee....me diz ql dos grupos q tocam no espaço rap tem flow??aff...o espaço rap tb só mancha a imagem do rap nacional pro povo brasileiroo....(opinão propria sobre o HIP HOP no brasil)

Por: Rodrigo Aka mcidi - Em: 11/09/2007 10:45:26


LIBERDADE DE EXPRESSÃO... então vamos lá do mesmo geito que este grupinho marrento que não contribui nada pro hip hop que para mim só ta querendo chamar atenção e esta conseguindo ingrivel fala um monte de merda Critica as mulheres cria modinha de novo rap se comparaga com grandes icones do musica Brasileira hahaha onde ja se viu... realmente faz tempo que o hip hop esta em decadencia ao invez de aparecer grupo para contribuir com sua melhora so aparece estes lixos que vem criticar e seus adepitos que para mim não passa de amiginhos para defender que droga... COSTA A COSTA para mim não passa de mais um lixo musical como o MIAME BASS CARIOCA (ou como vcs chama funck carioca). CABAL e outros que surge do nada que se vem prejudicar a cultura... vir falar que são paulo tem preconceito com o nordeste hahaha ta muito mau informado vai criar polemica em outro lugar.... Se vcs que vcs viram para ca e vão fazer muitos shows em grande evento de hip hop hahaha outra vez o unico publico que vcs pode ter aqui vai ser o do cabal outro lixo e os de funck... nem espera que algo dos grandes djs de SP vai rolar o seu lixo musical em algum baile nem em sonho.... com esta materia vcs so conseguiram fechar varias portas para vcs OTARIOS....

Por: E um lixo este grupo - Em: 11/09/2007 10:22:19


Muito boa a entrevista, mas acho que como adeptos a cultura Hip Hop devemos olhar pra trás e lembrar que se não os caras, Nelson Triunfo, Thaíde, tomar varias borrachadas la na São Bento - SP em 1988 o rap não teria chegado ao nordeste e todos os grupos merecem respeito, pois de alguma forma contribuem para cena nacional. Mais música e menos intrigas Paz

Por: BOCA Estilo da Crítica EDC - Em: 11/09/2007 08:51:58


uhahuauha.....manooo eu citei a parada do cabal como exemplo d q muitos grupos só sabem julgar os caras q faz alguma coisa d bom pro rap nacional,como é o exe. do Costa a Costa os caraas são diferente,tão dando o q falar.o rap dos caras tocam em todos lugares,incluse em baladas,isso eles conquistaram sem sair da sua essencia sem sair da sua sinceridade...ai só pq os caras são não são de SP. e fazem um som diferente e bom...vcs ja começan a falar uma parrr..aff...vms parar com issoo....vcs querem q o hip hop sempre seja *FALIDO*??..ao invés d criticar,procure fazer algo melhor q seja em pro do hip hop...q faça com q a imagem q o brasileiro tem do rap nacional seja uma imgaem boa..onde eles possam escutar nossos rap em suas casas,nos seus trabalhos,na faculdade....o rap é forte,mas a maioria dos rappers fzem com q ele fique fraco no nosso pais....pensem na evolução do hip hop!!! pensem no rap ser visto como *musica d qualidade aki no brasil!!!! é issoo!!! www.myspace.com/rodrigobeatmaker www.myspace.com/diprach *essa é minha visão sobre o rap, e sobre o grupo costa a costa*

Por: Rodrigo Aka mcidi - Em: 11/09/2007 07:57:18


Destoando um pouco do assunto da entrevista - onde ele fala mais verdades do que mentiras - e falando da música. A mixtape, que é mixada, ao contrário do que falou quem não ouviu, é muita boa sim e muito diferente do que se ouvia até agora no rap nacional, em termos de conteúdo. Igual eu vi em uma entrevista do Cagebê, quando perguntaram o que eles achavam do conteúdo dos raps americanos: "Se é a relaidade deles...". É isso aí, se o rap do Costa a Costa rima a realidade, então faz isso com louvor. Ótimas rimas, bom flow, boas produções. Realmente vieram pra disputar com a elite do rap nacional, pois é música de qualidade. E é realidade, diferente do que faz o Cabal, por exemplo. No entanto, atacar a qualidade do rap de São Paulo, como alguns vem fazendo, porém, também não é o caminho. Do mesmo jeito que tem grupo ruim em São Paulo, tenho certeza que também tem no Nordeste. Só que aqui eles aparecem mais. Há de se reconhecer a importância do rap paulista para o cenário nacional e da qualidade dos principais grupos daqui. Que apareçam mais grupos como o Costa a Costa para somar e melhorar o rap no Brasil.

Por: Daniel Cunha - Em: 10/09/2007 21:59:44


Fala serio mesmo , estamos questionando a marra do grupo costa a costa" Bezerra da Silva fez no samba. Caetano Veloso fez na MPB... Costa a Costa tá fazendo no Rap... os reis do rap nacional os fudidão néééeé´, e me vem um tal de Rodrigo Aka falar de Cabal senhorita , putsss é foda mesmo caiu de paraquedas grandão, nem sabe do molho fica se entrometendo, ninguem aqui esta questionando se os caras são ruins ou bom e sim a marra....

Por: Paulo Nacimento - Em: 10/09/2007 20:35:51


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.....puta que pariu..só rindo mesmo!!!Os caras não sabem nem ligar um toca disco e vem querer debater sobre o que é mixtape ou não....alias fica aqui a pergunta pro srs. Pedro Batista e Pixote....os toca discos são ligados no Phono ou no Line de um mixer???...hahahaha!!! Vou ser sinceros com vcs eu ouvi sim a tal "mixtape" mas não ouvi inteira, tentei algumas vezes, mas nao consegui...ou acabava durmindo na 5 faixa ou dava vontade de ir no banheiro....Ae Pixote...performance tape????hahahaha.....só por esta pérola eu ja imagino qual é o conceito de mixtape que voce carrega...tadinhu.....e respondendo sua pergunta sobre as mixtapes dos outros caras que voce citou, não, o trampo deles pra mim não são mixtapes é tudo uma faixa atrás da outra sem mixagem....igual até onde consegui ouvir a do Costa a Costa.Enfim seus prego....é a minha opinião e nada vai mudar isso, muito menos o argumento ridiculo de vocês......Eu encantado com o flow e produção dos caras???HAHAHAHAHAHAHAA....essa eu achei engraçada.Na moral mesmo, nem vou ficar mais comentando nada sobre essa parada porque ta parecendo que eu to com inveja dos caras, sendo que na real eu só queria dar minha opinião sobre as palavras da magestade, todo poderoso, deus do rap mundial, o Jay-Z brasileiro.....DON L.Comparar a história do Caetano Veloso com a deles foi no MÍNIMO uma infantilidade.E eu concordo com o Rodrigo, o rap tem que crescer sim, buscar outros horizontes, ser mais profissional e menos "xiita" só que tem gente que veste essa camisa e consegue fazer merda.....na moral.....gosto é gosto e não se discute.....mas vocês fãs do Costa a Costa são tudo um bando de EMO!!!Adeus troxas......

Por: Tenório Alborguetti - Em: 10/09/2007 15:44:48


Afff ..Por isso q o Rap no Brasil é *Pobre* os proprios rappers fazem isso!!! po qndo o Cabal lançou Senhorita e comçou a ir na TV a maiorias dos rappers,principalmente d sp ja começamram a atirar pedra no cara,qndo ele fez um som com o chitaozinho e xororo ,eles continuaram a jogar pedras no cara,porraa q isso...assim o rap num cresce,c pode v la fora como q é o Bone faz participação com phil collins, o common com a joss stone....c depender d min e do meu grupo ( diprach) o rap no brasil vai cresçer,evouluir atingir todos lugares,e realmente mostrar uma nova cara do rap nacional para o Brasil... aee *costa a costa* continuem nessa pegada d vcs.isso ai...curti muito..não só eu...os pessoal daki da quebrada tb ( Z/O de sp) ,as beats tão foda,os flow sem palavras...muitos rappers de sp ainda não sabem o q é flow....vcs estão mostrando isso pra eles atraves da mix tape...sinkié...pode contar com a junção do meu grupo no seu proposito de mudança do rap....c kiserrem escutem nosso som www.myspace.com/diprach

Por: Rodrigo Aka mcidi - Em: 10/09/2007 14:49:56


TENORIO ESCREVEU! "PRIMEIRO: O Sr. Pedro Batista, me diz onde tem mixagem nesta tal "mixtape", o que eu ouvi foi uma chamada gravada e depois entra a outra faixa, scratch?nao ouvi nenhum, back to back" CAROL PERGUNTA? VOCÊ OUVIU MESMO A MIX? EU OUVI VÁRIOS SCRATHS, SERÁ QUE TÚ FICOU ENCANTADO COM O FLOW E A PRODUÇÃO DOS MALUCOS E NÃO CONSEGUIU OUVIR O DJ? MEU, É MIXTAPE OU PEFORMACE-TAPE, PORQUE MIXAGEM OUVI VÁRIAS. OUTRA DÚVIDA: ENTÃO O KAMAU, PARTEUM, PAULO NAPOLI, SNOOP DOG, 50CENTS, PAPOOSE ESTÃO TODOS MENTINDO TAMBÉM? PQ NÃO OUVI BACKTOBACK NA DE NENHUM DELES.

Por: PIXOTEE - Em: 10/09/2007 10:35:07


RESUMO DOS FATO... SPLIFBONG SPLIF TRADUZINDO DO INGLÊS PRO PORTUGUÊS E IGUAL A PRETO ZÉ MANÉ UM MERCENÁRIO DO HIP-HOP CEARENSE OU POR QUE NÃO DIZER UM BAJULHADOR DO MV BILL UM MESQUINHO QUALQUER QUE SÓ VISA NO MOVIMENTO ENGORDAR A SUA CONTINHA BANCÁRIA E OS IRMÃO QUE SE FODA ELE NÃO TÁ NEM AÍ...POW TÁ NA CARA "COSTA A COSTA" É RAP NACIONAL DE QUALIDADE AGORA SE TEM UNS E OUTROS REVOLTADO E FALANDO QUE O SOM DOS CARAS E RUIM IMAGINA QUEM OUVIR (COMUNIDADE DA FEZE) NOSSA ESSE GRUPINHO DE MEIA TIJELA É RUIM DEMAIS PREFIRO AVIÕES DO FORRÓ...AÍ PRETO ZÉ MANÉ SINTO MUITO MAIS NÃO DÁ MAIS PRA VC...VC TEM DUAS OPÇÕES OU VC VAI TOMAR NO CÚ OU VC TENTA A SORTE.

Por: bob nando - Em: 09/09/2007 12:13:49


http://bocadaforte.uol.com.br/site/?url=materias_detalhes.php&id=408 Dêem um saque neste link. Só queria dizer a quem tá curtindo a parada ai, contra ou a favor , que vocês tem ajudado e muito o grupo e todo o rap nacional feito no nordeste do brasil, e que no momento o Costa a Costa já esta em fase de produção da nova mixtape, em gravação de dois clips, acabaram de dar entrevistas a algumas revistas nacionais, e jornais da região, os ensaios estam em alta devido a vários shows, e com várias propostas de shows pelo Brasil. Queria avisar também que em breve a galera do Nordeste vai poder conferir a Turnê do grupo Afrogueto em vários estados, compareçam em peso, façam o dinheiro girar, e vamos nesta porque a missão não para. Aproveitando mais ainda a oportunidade e o foco, queria avisar que preparem seus ouvidos pra ouvir a mixtape Versu2 - Nas Pistas de Barro e a Mixtape do grupo Loquaz sem nome definido ainda. É isto, logo mais outras nóticias, continuem comentando o Hip-Hop agradece

Por: Rangell Santana - Em: 08/09/2007 11:51:22


Paulo Nacimento - Ae chapa ta trocando as coisas! Nunca falei em preconceito, só falei que a cena no rap em SP ta ficando cada fez mais fraca (Concordo quem é bom é bom em qualquer lugar). Não mistura as coisas! Tenho nada a ver com o grupo do costa a costa. Não falei nada sobre essa histora do velho rap nacional (se eu concordo ou não já são outros 500). Uso meu nome nesse teu comentário ae não sei pq. Tu ta lendo coisas que otros cara falaram e empurrando no meu nome! Comenta e critica as coisa que eu falei pode cre. Viaja não!!

Por: pedro batista - Em: 08/09/2007 00:26:30


Firmeza Pedro Batista vc é o cara parabéns faz de conta que 1 + 1 não são 2 fmz, e a bola é quadrada certo,e que o hip hop começou ai na decada de 80 não na estação Sâo Bento aqui em Sampa, e que o grupo costa a costa vendeu 500 mil copias e esta bombando fmzzzzzzz!!!! Só que aqui ninguem nunca teve preconçeito com nenhum grupo nordestino varios grupos como Clâ nordestino, Façe do suburbio e outros sempre representaram aqui ....., so vcs e seus trutas ai estão com este marrismo aiiiiiii!!!!! e com historia de preconçeito paraaaaa.... xixxxxx quem é bom é bom em qualquer lugar do brasil e ja era, para com esta conversa que precisa fazer três vezes melhor para conseguir , isto é conversa para boi dormir... so que esta todo mundo vendo nééééé , com estes papos ai , vc acha que vai ter publico aqui em são paulo duvido vc esta se queimando sozinho... e vc tá ligado que precisa deste publico para chengar onde vc quer né apesar das suas letras incomparaveis com o "velho rap" né melhor vc vai ficar por ai mesmo, pelo jeito vc acha que melhor até que os racionais... sem falar que eu vi uma foto de vcs pagando um pau para o Trilha Sonora do Gueto imagina se vcs não gostasse ou vcs não sabe de que cidade eles são....puts me esqueci vcs estão evoluidos d++++++++ é o "novo Rap" com as mesmas instrumentais dos antigossss né o que tem de novo??? não vi nada as letras em qualquer esquina vc encontra aqui vixxxxxx meu Deussss....

Por: Paulo Nacimento - Em: 07/09/2007 19:57:06


Entrevista como essa nunca vi antes, mas ai cada um fala o que quer, agora é provar pra que veio né... Porque ai no Nordeste se pá os caras que comandam o jogo do Rap, mas aqui em SP já é outra fita, não pague 5 mil pra vc tocar na rádio pra vc ver onde vai parar essa mixtape ai.. não vai pra lugar nenhum tio !!! Mas eu não acompanho o Rap ai no Nordeste e tal só conheço o Etnia lá da Bahia e nada mais... Porque na minha opinião o cara que realmente curte rap ele sabe quais são os melhores grupos daqui e se valem a pena conferir o novo trabalho e tal.. Os cara ficam falando que SP é isso e aquilo, mais nós aqui tambem representamos os nordestinos, alias não só vcs, os detentos, as mães solteiras, os traficantes tudo jão..o Rap é isso. Aqui da minha quebrada só saiu um cara chamado Sabotage, e pelos erros do passsado cobraram o mano agora, então já temos sim que ter nossas criticas em relação ao sistema e parar de pegar no pé de outros grupos, se esta preucupado faça melhor e faça seu dinheiro sem se crescer nos outros irmão.. o Rap é aqui e já era... flw

Por: Thiago Cândido - Em: 07/09/2007 13:59:36


Pode cre, é a linha pos gangsta, bilng-bling mermo. Não to dizendo que o nordeste vai faze igual. To dizendo que o proceso que vai ser parecido. Mas não adianta fica discutindo mermo nao so o tempo mostra mermo.

Por: pedro batista - Em: 07/09/2007 13:15:36


é, pedro batista... é o lixo sonoro do sul dos estados unidos, com seus "dirty south" de conteúdo lírico fraquícimo, rimas repetitivas, base instrumental de plástico, sem colagens, sem criatividade, que mostra a mulher como objeto e que presa pelos bens materiais (riquesa, jóias carros, "bling, bling") tomando conta da parada, mano... Mas aqui isso não vai virar não... Vc pode escrever ae. Não vai virar... O tempo irá mostrar.

Por: Fernando Moreira - Em: 07/09/2007 10:54:11


O hip hop atual ta dominado por cidades do sul dos Estados Unidos e não por Nova York ou Los Angeles. Os numeros comprovam: em 2006, entre um terço e metade de todas as canções que entraram para a parada Hot 100 da revista Billboard (a parada mais importante dos EUA) é de bandas do hip hop sulista. O rap de Atlanta, Memphis, Nova Orleans, Houston tão tomando de conta da cena na gringa, cidades mais culturais, com maior tradição e, outros estilos de musica! É mais ou menos isso que ta acontecendo com SP. Marco historia, mas ta viarando pasado!

Por: pedro batista - Em: 07/09/2007 00:18:36


Tenório Alborguetti - pode cre chapa...é assim que é. nao fica ae esperando o que eu te ensine o que é back to back nao falo! hehehehehe

Por: pedro batista - Em: 06/09/2007 23:51:11


Paulo Nacimento - Capital de giro ne chapa. As grandes produtoras que existem em SP mal trabalham com rap. O que eu vejo é que em SP rola um grande publico consumidor, mas infelismente grupos de pior qualidade. Na moral mermo, SP foi muito importante pro rap nacional, mas pra mim a cena ta se construindo no sul e no nordeste simplismente pelo fato de existe grupos mais talentosos que tao renovando muita coisa!

Por: pedro batista - Em: 06/09/2007 23:45:14


Pedro Batista- se o Rap de São Paulo esta cada vez mais falido como vc disse , Por que então o integrante Don L do Grupo Costa a Costa veio para São Paulo atraz de gravadora, isto por que esta do jeito que vc falou, vixxxx então nem quero imaginar como esta o rap por ai ......

Por: Paulo Nacimento - Em: 06/09/2007 17:33:56


Afe mano....quando idiota ignorante....uma pá de advogado apareceu...hahahahaha!!!PRIMEIRO: O Sr. Pedro Batista, me diz onde tem mixagem nesta tal "mixtape", o que eu ouvi foi uma chamada gravada e depois entra a outra faixa, scratch?nao ouvi nenhum, back to back muito menos, alias o sr. sabe o que é isso?Creio que não né?Foda-se quem falou a frase sobre negro numa faculdade, não me importa quem é o pai da frase, que falou isso agora foi um dos seus idolos.O grupo A Familia eu conheço sim, mas nao curto o som dos caras, essa pegada gangsta nao é minha cara, enfim, opção minha.E se você conhece A Familia e até o nome do mc é sinal que vc acompanha bastante a cena daqui né?Ae depois quer debater que a principal cena de rap não é aqui???Acorda maluco!!!Ir pra rua?Vc nem me conhece rapaz...eu não sou nerd que nem esse tal de Filipe "Costa a Costa" ae não....não fala do que voce não sabe, fmz? SEGUNDO: Ae Filipe Costa a Costa, vai caçar assunto com mulher rapaz e não me enche o saco.Preconceito com nordestino???Quem aqui falou de preconceito??? "E outra....não é bairrismo não mano, mas RAP é em São Paulo mesmo!!!A parada veio pra cá antes de ir pros outros estados, é a mesma coisa de querer que a cena hip hop no Texas seja igual a cena de Nova York.O RAP em São Paulo é underground, no Rio é mais underground ainda, você quer que ai seja o que???Você acha que pros caras daqui fazer show ai é facil tbm???"............Eu menosprezei algum nordestino???Xinguei a mãe de alguém???Entao nao vem querer por palavra na minha boca certo seu MULEKE!!!Nem adianta responder esperando que eu entre em debate com vcs pq nao vai rolar, tenho muito mais o que fazer do que ficar perdendo meu tempo com quem só faz sombra.

Por: Tenório Alborguetti - Em: 06/09/2007 16:51:46


SEGUNDO. Ae Tenório Alborguetti se liga loco. Rap de SP ta cada dia mais falido chapa! Poços grupos escapam. Em SP sim eu vejo vários grupos sem qualidade que botam mo quexo, mo marra. To rindo do teu comentario ate agora primo. Ta precisando sai desse teu mundinho e conhece um pouco mais da fita do rap pelo resto do Brasil falo. (“Essa mixtape de vocês é mixada por um acaso? Algum DJ mixou as faixas???Tem scratch?Back to back???” ) hehehehe Escuta a MIXTAPE chapa que essas tuas perguntas tão respondidas. ('E que porra é essa de rap do nordeste na tal "cena rio-sampa" é tipo um negro na faculdade???") Hehehehhehe pois é chapa quem falo isso ae foi o Gato Preto que canta no grupo A FAMILIA(grupo de SP) e é dono da Pata de Monstro ou será que nem a cena de SP tu conhece!? Ae chapa vai pra rua, vai faze um corre pra conhece mais sobre rap e musica doido se não quem vai passar mal é tu.

Por: pedro batista - Em: 06/09/2007 15:23:26


PRIMEIRO. Don L.: Pra não ter engano, o que chamam de Rap nacional, aqui eu vou chamar de velho Rap nacional. Porque o novo Rap nacional é o Costa a Costa, e outros que não se enquadram nesse velho perfil, nessa mentira que é o velho Rap nacional. Mas não confunda com velha escola e nova escola. Velho aqui não é idade, quer dizer que tá morto, é uma mentira e mentira não tem vida longa. Existem grupos da velha escola que fazem parte do que eu chamo de novo Rap nacional, e sempre fizeram, porque são sinceros. Ae Erick Garcia Garcia lê a entrevista direito antes de comenta falo chapa!

Por: pedro batista - Em: 06/09/2007 15:20:01


Os Reis do Rap mete uma mala e agora o pagapal vem com esta historias de Preconceito, o Rap è um jogo se não esta preparado para ganhar se joga tiuuu.. quem è bom , è bom em qualquer lugar do Brasil não sò no Rio e em São Paulo hààà e em Brasilia tambem nè, o Rap è muito forte là nè, esqueceram tambem de por na entrevista nè, para acorda para vida se informa primeiro, os vocalista dos principais grupos de Rap são Filhos de nordestinos agora vem com este papinho de preconceito...... minha ideia è esta e pronto.. ... O QUE KENNY G FEZ PELO JAZZ , ... BRITNEY SPEARS FEZ PELO SOUL, ... NX-ZERO E FRESNO FEZ PELO ROCK ... O COSTA A COSTA ESTA FAZENDO PELO RAP.

Por: Paulo Nacimento - Em: 06/09/2007 13:59:51


Salva pau no cú cheio de pré-conceitos, de la que foi formada esta cidade que vc vive se não fosse o sangue e o suor que muitos nordestinos derramaram não existiria São Paulo vc tem este sangue nas veias e pisa em cima se liga, e deixa de discriminação, oque o RAP te ensino ate hoje, e isto ai? quando vemos uma pessoa que diz ser do movimento falando este tipo de coisas até entristece o coração, pense um pouco nas suas palavras antes de expressa las. Esta não e pelo Costa a Costa não e pelo Rap e pela não discriminação.

Por: Filipe costa - Em: 06/09/2007 12:22:24


Ai tá todo mundo querendo ser o certo né!!! acompanho o grupo costa a costa já algum tempo escutei a mixtape e muitas das coisas que tem no som rola mesmo e não é diferente se é aqui no brasil ou na periferia da australia se liga!!, o mundo tá assim em todo lugar o que que rola... dinheiro, sexo drogas e violência má... Alguem discorda? ai veio a entrevista e tem um monte de gente que parece que não leu a entrevista toda e fica falando só as partes que cataram e ficaram magoados coma dureza em que os fatos foram expostos. agente vê cada coisa que chega a dar dó... vamo lá ... e é porque eu li a entrevista só uma vez!!! o que ficou claro pra mim é que os caras devem não ter tido uma experiência muito boa com algum tipo de movimento e todo mundo sabe que nem toda sigla que tem por ai é de toda confiança , vou ser até mais generoso 70% tá fazendo assistencialismo mesmo e não contribuindo nada pra solução das mazelas sociais só metendo a mão na grana. no caso do rap foi falado que "90% DO RAP NACIONAL É PERCA DE TEMPO" , viu´só... RAP NACIONAL nessa parte fica claro que quando se fala nacional não é só rio e São Paulo ou vocês acham isso? e ninguem levou em consideração os 10%, se alguem se queimou ou está punindo por alguem é porque não acredita que pode tá nessa pequena parcela e que horrivel ter a certeza que "o meu grupo preferido de rap não consegue estar entre estes tais 10% de rap bom de atitute, que quando tem que tomar uma atitude assumi a frente da parada e é nois !!!" se fosse bom mesmo tava nem ai porque como muitos falaram é só mais um grupo querendo aparecer , então porque esse alarde todo? espero resposta !!!

Por: nego fuba - Em: 06/09/2007 12:13:48


O movimento jovem ta cada vez mais escroto...Costa a Costa ta fazendo o que pelo RAP??Querer se aparecer é fazer algo pelo RAP???Ficar postando comment no myspace pro povo ler a entrevista e ficar espantado com o tom polêmico é fazer algo pelo RAP?Nunca ouvi falar de vcs mano! Essa mixtape de vocês é mixada por um acaso? Algum DJ mixou as faixas???Tem scratch?Back to back???Se nao tiver nada disso sinto muito, mas o conceito de mixtape ta chegando distorcido pra vcs ai...pega uma mixtape do beat junkies, do x-ecutioners e escuta.....ai vcs vão ver o que é mixtape de verdade.Mixtape é uma coisa, album é outra. E que porra é essa de rap do nordeste na tal "cena rio-sampa" é tipo um negro na faculdade???Vcs tao maluco??O nação zumbi é a maior banda do Brasil hoje em dia com um estilo de som pouco convencional, e eles nasceram onde?No Leblon??Em Alphaville???A parada é ter talento tio, coisa que falta demais em vcs.E outra....não é bairrismo não mano, mas RAP é em São Paulo mesmo!!!A parada veio pra cá antes de ir pros outros estados, é a mesma coisa de querer que a cena hip hop no Texas seja igual a cena de Nova York.O RAP em São Paulo é underground, no Rio é mais underground ainda, você quer que ai seja o que???Você acha que pros caras daqui fazer show ai é facil tbm???Acorda maluco, vc ta no Brasil....nao vem querer pagar de "beef" aqui não que vcs vão passar mal.

Por: Tenório Alborguetti - Em: 06/09/2007 09:24:37


É irmão...tanta confusão por causa do grupo Costa a Costa...eu só lamento..."a lei é cada um cada um, já vi mano comum que desconversou e bummm...agora esquece já foi pro além e quem sabe esta bem melhor que aqui"...letra do "velho rap nacional"...que vale até os dias de hoje...até mais rapaziada....paz.

Por: MANO EL - Em: 06/09/2007 09:17:44


Salva sangue, a arte de comandar um exercito esta na essência das palavras do general, se o general for sábio ele não deixa que os fracos de espirito o conduza a guerra, suas tropas tem que ser fortes elas são como a espada de um samurai que define sua luta é a projeção do seu braço e os movimentos da sua alma, por pouco juntos somos muitos contras as mazelas da vida. Ai tio leia e reflita aqui somos nos por nos sem falar do trampo de ninguém liberdade de expressão e de opinião e pra todos ate o ponto que não atinja os outros.

Por: Filipe costa - Em: 06/09/2007 08:54:05


SOH O HIHOP GOSPEL PRA DAR JEITOOOO

Por: rosemberg reis - Em: 05/09/2007 19:21:36


AI...MOISES NEGRO...JAH TEN UN SOM...DO LUO...APOCALIPSE 16;;;; A TRAMA SOH TEVE O LUO MESMO Q PRESTE...E DESSE 10% SO TEN O EDUARDO...BROW...GOG...ISAIAS PX...SNJ...E OS EX...7TAÇAS;;;;A VERDADEIRA REVOLUÇAO....SO KEN TRAS É OS DA BANCA GOSPEL MESMO.....JESUS CRISTO IRMAO....TA I O SENTIDO DA VIDA....O RAPGOSPEL...TOMOU CONTA DO CENARIO...AS MELHORES PRODUÇOES...LETRAS..ATITUDE....CHEGA DR MALOKEIRO...FALANDO DE MALCON X LUTHER KING...E S ECHAPANDO...TOMANDO RUN.....DROGAS...SEXO PROMISCO...ACORDE IRMAOS...O AOCUBO TA I...O LITO T AI O PABLO TAI I..O KING..OUÇA OS MANO..TROKE O LIXO MUSICAL PELO CONSUMO DO SON...RAPSICOAFROGOSPELNORDESTINO.......PSICOBERG...H.G.O SALVE FORTALEZA...........TAH CHEGANDO A HORA NEH ESPERA AI FI........

Por: rosemberg reis - Em: 05/09/2007 19:12:05


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK............. Nossa também curti COSTA A CASTA nos no inicio do movimento temos que ter muito respeito a mesma ideologia da epoca rsrs... lendo a máteria nossa como eles são cultos tão cultos como o CABAL kkkkk.... Bom só lamentos por eles com todo respeito devem estudar um pouco mais sobre a cultura Hip Hop para depois falar que faz parte dela antes de ficar querendo inventar modinha la basta o tanto que tem aqui no Brasil mais uma não por favor ou melhor se paga tanto pau pros americanos vai lá... Como disse um mano ai em baixo... o que , BRITNEY SPEARS FEZ PELO SOUL, NX-ZERO E FRESNO FEZ PELO ROCK , O COSTA A COSTA ESTA FAZENDO PELO RAP ... Nossa não quero nem ver......

Por: neli . - Em: 05/09/2007 14:19:51


ladrao... nao baixei a cabeça pra niguem(numca ) ai abaixo tem o comentario respondendo ao 'FERNANDO' ...SOBRE O QUE ELE FALOW... SE PÁ NADA DEMAIS... AGORA SE PÁ MINHA IDEIA E UMA SO.. NAO MUDO.. ALIAS VIAJEI NA IDEIA DO PARCEIRO ERICK... CONCORDEI UMAS COISAS.. ALIAS.. KI MANE ARROXO FELIPE... DE QUEM? QUAL? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK A OPINIAO NUMCA MUDA...AKI.... O BARATO E LOKO.....

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 05/09/2007 12:58:14


Gostaria de parabenizar o pessoal do Grupo costa a costa pelas palavras sensataz pelo amplo conhecimento da musica Rap pela correria de milianos, to ligado que o corre è desde o inicio dos anos 80 e lembro que na minha infancia eu ouvia duas coisas: Grandmaster flash nos EUA e costa a costa no Brasil parabèns pela musica revolucionaria e extremamente inovadora de vcs...................E DIGO MAIS!!!!!!!!!!!!! O QUE KENNY G FEZ PELO JAZZ , BRITNEY SPEARS FEZ PELO SOUL, NX-ZERO E FRESNO FEZ PELO ROCK , O COSTA A COSTA ESTA FAZENDO PELO RAP . Abraco fraterno para vcs e seus fâs.

Por: Paulo Nacimento - Em: 05/09/2007 12:55:48


BOM NA MINHA OPINIÃO,LIBERDADE DE EXPRECÃO È UMA COISA, MARRA È OUTRA, O QUE O GRUPO COSTA COSTA FEZ PELO RAP NACIONAL JA QUE ELES ESTÃO MENOSPREZANDO A VELHAAAAA ESCOLAAAA NÈ, POR QUE SE NÃO FOSSE A VELHAAA ESCOLAAA ELES NEM SABERIÃO O QUE È RAP. O RAP AMERICANO È DE 1 MUNDO, O DO BRASIL È DE OUTRO A MAIORIAS DAS LETRAS DOS RAPERS DAQUI SÃO MELHOR QUE A DÈ LÀ, EU NÃO VOU FICAR PAGANDO DE DOLAR CARRO IMPORTADO SENDO QUE AQUI TEMOS QUE RALAR ANOS PARA TER UM POPULAR RESPEITO A OPINIÃO DOS CARAS, MAS ESTA PARECENDO A MIDIA COM SEUS PROGRAMAS DE FOFOCA, QUANDO O ARTISTA ESTA SUMIDO TENTA VOLTAR PARA TV COM POLEMICAS PARAAAAA ,O QUE TEM DE TÃO NOVO NO SOM DE VCS , JA QUE PARA VCS 90% DO RAP NACIONAL NÃO PRESTA, PARA MIN È SO MAIS UM NO MEIO QUERENDO SE APARECER NÃO PELO SEU BELO TRABALHO MAS POR POLEMICAS, PARA O RAP JA ESTA EM DECADENCIA E ME APARECE UNS CARAS COM ESTA NOVELA AGORA.........PAZZZZZZ...

Por: Erick Garcia Garcia - Em: 05/09/2007 12:26:46


Salva, o mano falo falo e depois abaixo a cabeça. deve ter levado um arroxo de alguem. Salva dom é nois.

Por: Filipe costa - Em: 05/09/2007 09:21:19


quem viu viu... apenas dei minha opniao(lá em baixo) se atacaram.. nao sei pq nem pra q... .. até achei estranho.. pos sempre eu soube do propozito desse comentario... ...unica pessoa que distorceu a informaçao aqui foi um cara ki nem conheço veio pra cá falando como se me conhecesse ai nao dá mano (falando) nao tenho nada contra o grupo costa a costa nem contra o estilo de rap diferente do como ele fala.... quem kiser ouvir os caras pode ouvir nao falei pra niguem ouvir coisa e tal.. apenas falei que nao gostei do som mais é minha opniao NAO SOU O DONO DA VERDADE cada um pensa de um jeito e isso numca vai mudar niguem é 100%... ' fernando' esclarecendo tudo ae na manha... liberdade de espresao ladrao....

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 04/09/2007 19:07:11


"Aí,tem gente que precisa entender melhor o que é ser um Rapper!!"O cara mandou a opnião dele própria sobre o Costa a Costa pô,qual é....Kd a liberdade de expressão????Mas num pega nada não!!!!Paz...e tamu aê!Fui!!

Por: J.A * - Em: 04/09/2007 08:23:00


Acho que o Bocada Forte poderia fazer uma entrevista com o "Snow". Parace que ele precisa muito falar... Lamentável, hein? Conseguiu distorcer todo o propósito dos comentários. Vai vendo...

Por: Fernando Moreira - Em: 04/09/2007 00:15:01


qualquer hora vovó do rap,,.. buxinha quer batalhar vamos batalhar.... faz o combate só eu e vc... serena vc e a vovó do rap... chega de papo de net... esse e o ultimo proxima vez ki eu me bater com vc vai ser um combate de rima... ..vamos ver quem vai perder a cabeça nessa batalha... ...passa oleo de peroba e treina ai vovó da rima... ...se encherga pregao... viu 'proficional' kkkkkkkk ...

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 03/09/2007 18:10:40


Vixi, a menina perdeu o controle. Calma tia, calma, tua cabeça ta pedida já, e nem fui em quem pediu. :) Quer batalhar, so eu e você? Na hora que você quiser, no foradeorbita ou no pelourinho terça feira lá em GG. E ai? Abraço rimador amador.

Por: Sereno Mendes - Em: 03/09/2007 11:45:02


4O ANOS DE IDADE NIGUEM NUMCA OUVIU FALAR DESSE INFELIZ (SEREIA)

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 03/09/2007 01:47:54


PETER PAN (SERENO) AVESTRUZ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TENHO PENA DE VC PARCEIRO SABE PQ... VC E TAO VELHO E NAO VALE A IDADE QUE VC TEM,,, VC E TAO CRIANÇAO.... SO RINDOOOO NAO SABE DIFERENCIAR UMA OPNIAO E SE DUER.... MALUKO VC PRECIZA VOLTAR PRO PRÉ ESCOLAR..SEU CRIANÇAO... VC E MUITO BOBO CARA TO RINDO DE VC ATE AGORA QUER PAPA.. NENEM... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RPAZ VC JA TEM O ESPELHO EM CASA PRA PODER MANTER SUA CARA SINICA E FARSANTE BEM MAQUIADA PASSA SEU GLITER DEPOIS O BATOM DEPOIS VAIDESFILAR NO CENTRO DE SALVADOR DUÍDO... AFOGA SUAS LAGRIMAS COM O ZE POLVINHO DAKI... QUE É OUTRO RECALCADO.... RPAZ VC E VELHO VELHO VELHO SEU TEMPO NUNCA COMEÇOU E JA CABOU SE SAIA.... OPNIAO E OPNIAO RESPEITE NAO SABE O QUE E ISSO PQ PQ E UM PETER PAN... CRESÇA SEU VELHO... COMIGO INIMIGOS... SEMPRE SAO RISCADOS... VC E TAO INSIGIFICANTE QUE NEM GASTO MINHA CANETA COM VC PQ NAO TE INXERGO COMO VOU TE APAGAR.... NIGUEM TE VER 'HOMEM INVISIVEL' A LEMBRANDO QUE:(TODA CRITICA E BEM VINDA AO COMENTARIO ABAIXO MAIS SEM LEVAR PRO PESSOAL)COMO CERTOS AVESTRUZES FAZEM

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 03/09/2007 01:38:29


sereno so lamento por vc mas.... (VC É UM NADA PRA MIM ZELÃO.....)

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 03/09/2007 01:23:26


ta bom proferssor pardal... p/ sereno vc e bandeiroso é todos que entram em uma batalha e pra ganhar ou perder varios grandes rimadores foram derrotados nakele dia... (e vc perdeu tabmm seu...pardal...) lembre-se disso viu... agora vc ta rancoroso problema e seu... to nem ai pra vc pra mim vc nao quer dizer nada vc esta abaixo dosub solo invisivel minusculo mini .....ta do doi é... ta nervosso é.... ta fazendo bankinha é.... troxao.... esse seu comentario aee maluko .. o bocada do rap deixou eessa pagina de recado pra os usuarios cometarem agora se vc se duem foda se to nem ai ...simplismente coma calado... e meti a cabeça na turbina de um aviao pra ver se alguem sabe quem vc é... quem vc é quem vc é niguem sabe nao posso nem te chingar sabe pq..? eu estaria sendo falso que nem vc... pq nao te conheço.. alias niguem te conheçe vc deveria raspar a cabeça no asfalto e depois enfiar ogarfo no proprio olho pra alguem te notar.... ...nao te conheço se saia rpaz... vai lavar a bunda.. que nao to nem aipro que vc axa ou deixou de achar.... a parada ta ai pra comentar dei minha opiniao naogostou foda se a minha opiniao pelo ki eu vi irrita certas pessoas... vai continuar causando isso em vcs pq nao sigo amizada nem bankinha de ei ei ei..... nao tenho minha opniao propria seu tiuzinho... a me mostra seu som.. como e ki e seu nome ? ..silezio ...sinalvo ...sikinaki tanto faz niguem te conheçe mesmo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk troxaoooooo se dueuuuuuuuuu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... k k k quando eu colocar seu cd com uma faixa só a rapaziada aki vai ficar de 'costas costas' pra vc seu biti.... se toca viu manzete... nao se doa nao... a parada ta aki pra comentar.. nao importa se agrada a vc ou nao nao mande seus recados pra mim nao que nao te conheço vc e um verme...... tia se saia... que aki se nao arruma treta nao vaza...vai fazer seu som ai um dia quando vc conceguir vc para de cantar pra sua familia,pra irma e coloca o corre na rua zezao...

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 03/09/2007 01:21:29


Racionais Mcs: "pelas verde conseqüentemente" Um artista ou profissional, de qualquer area que seja, não pode ter medo ou vergonha de ganha sua grana com seu talento, se o cara fez acontecer e for vencedor a favela vai respeitar. Li a entrevista, com muita atenção por sinal (diferente de muitos que comentaram no site), e concordo que o “movimento hip hop” mentiu e muito. Não adianta vc dar uma oficina de dj e depois não dar assistência a um muleque que não tem grana pra compra se quer uma agulha, um toca disco é caro e não é qualquer um que vai ter acesso a isso. É verdade, é bom expandi a cultura, a arte e a musica. É massa quando um maluco vai la e ensina o muleque a grafita, a dançar. Mas não é so ensina! tem que incentiva o sonho do muleque, fala a real, dizer que existe um jogo, e ele tem que ser o melhor. E se ele for bom, ele vai poder ganhar a grana dele. Diferente do que os “movimentos” pregam. Acompanhei por muito tempo os movimentos em algumas cidades e paises(fortaleza, brasília, e buenos aires - Argentina) e vi que a revolução vem como desculpa pra a grana não chegar a todos e ficar na mão de uns e outros, dos cabeça do barato. Cresci escutando que rap não da dinheiro e quem me falava isso aparecia com seu tênis novo, com uma beca massa, com um carro da hora. Ta na hora de maluco com talento ganha a grana dele e faze show de 100mil conto mermo. O Costa a Costa renovo o bagui uso o brega, a musica latina, o samba. E manteve uma qualidade que existe no Rap Gringo. Os cara fala a realidade que eles vivem e que muitos guerrero vivem tb. Falam que vão vencer tem a personalidade pra se impor sem medo nenhum. A humildade e o respeito tem que existir, claro, mas um grupo tem que ter a personalidade pra dizer que é bom, pra dizer que é o melhor. Isso não significa que os cara não são humildes, principalmente se vem do gueto, vem do nordeste, de lugares e situações que o povo sempre abaixou a cabeça, sempre manteve um discurso humilde (tipo de jogador de futebol mermo), sempre foi dominado e sempre sofreu sem dizer nada. Tem que se impor! Ser sincero e não abaixar a cabeça respeitar quem merece respeito. Não é falta de respeito critica o rap nacional, a carapuça ta ae, coloca ela quem quer. Existe guerreros e guerreras no rap (concordo não passa de 10%) mas existem. Enfatizando: não achei que falto humildade, a humildade ta no dia a dia e na trajetória dos guerrero, quando qualquer grupo que seja tem a oportunidade de se impor tem que se impor, principalmente se for um grupo que tenha talento e qualidade. Não abaixar a cabeça e gritar pra quem quer ouvir e pra quem não quer, que é o melhor e vai ganha o jogo. um Salve a todos

Por: Pedro BATISTA - Em: 02/09/2007 14:19:24


Estão distorcendo as idéias que foram ditas na entrevista. Me parece que estão comentando sem ler. Não vi bairrismo na entrevista, entendi que os caras criticam o rumo que o rap nacional (nacional=do brasil inteiro) tomou, e as mentiras que são ditas ao público, em contraste com a realidade. Realmente isso precisa mudar, aqui em amapá toca muito costa a costa e muitos que fazem rap militante estão se identificando. Senti falta foi de mais aprofundamento em certas questões por parte de quem fez as perguntas... por exemplo... não acho que os caras sejam contra o rap militante ou o trabalho social no rap, pois eles falaram "não to julganto isso" a respeito da cufa. Entendi que eles estão falando que precisa parar a mentira de que os rappers não querem ganhar dinheiro e ficar rico. Acho que o que incomoda é o tom que eles falam, mais ou menos como o Cascão do trilha sonora do gueto fala. Mas se fosse o Cascão não teria problema porque o brown autoriza. Isso que é foda. Admiro a coragem dos caras em dizer o que pensam, sem ter apadrinhamento pelo menos aparente, e o rap nacional tá precisando de mais atitudes como essa!!

Por: Robson dos Santos - Em: 01/09/2007 13:41:25


Gostei da entrevista. Concordo também que o Bocada Forte tem de abrir espaço pra grupos de fora do eixo Rio/SP. O Nordeste e também aqui no sul tem muita coisa boa! Costa a Costa diz: "A idéia é falar menos no problema e mais na solução". É isso memo, po! Demorô pro Rap nacional tomar uma postura como essa! Esse negativismo todo realmente não leva a nada! Tá todo mundo cansado de escutar essa choradeira pelos microfones. E outra... Tem muita gente fazendo um péssimo Rap por ae. Todo mundo se acha! Todo mundo entra na parada achando que "é a última bolacha"! Cadê a humildade? Cadê o respeito? E é aí justamente que o Costa a Costa erra, na minha opinião. Escutei o som dos cara. A parada é bem produzidinha. O bagui foi bem gravado. Não é o meu estilo de som... Acho muito "bling, bling" pro meu gosto. Mas o Rap é isso ae, po! Tem de todos os gostos. Tão no jogo? Blz, então... Agora é esperar. Mas essa de ficar "se achando" e tirando quem já tá no jogo não é o caminho. Tem nego de respeito trabalhando ae... A muitos anos. Merecem respeito, mesmo que não façam o que poderiam ou deveriam. Quanto a esse papo de SP é o centro e tal... Nunca concordei. Eu acho que qdo o Rap surgiu em SP surgiu no Brasil todo. Aqui em Porto Alegre se assistia aos filmes de break pelo cinema e umas parada pela TV. Então, aqui tb já tinha nego dançando, arriscando umas rima, gente interessada na arte dos toca-disco e pixador aprendendo a grafitar. A coisa pode ter eclodido em SP com mais força, pelo maior acesso a informação e o tamanho da cidade, mas no Brasil todo o bagui começou junto. Então, essa de ficar se gabando tb não funciona rapaziada... Vamos respeitar a história do Hip-Hop nos outros estados e as pessoas que lá trabalharam... Agora, claro que "o centro" do Hip-Hop no país é SP. Isso ninguém pode dizer que não. Mas isso é pq em SP tem 22 milhões de habitantes, porra! Como é que tu quer que SP não seja o centro?? Sem chance... No mais, boa sorte ao Costa a Costa. Mas cuidado por onde pisam. A falta de respeito e humildade pode ruir com a casa de vcs... Verdades foram e devem ser ditas, mas todo cuidado é pouco com a língua.

Por: Fernando Moreira - Em: 01/09/2007 12:21:31


achei loca á matéria mostra que os caras tão antenados com que rola aqui e la fora, em relação ao que foi dito mano cada um carrega sua verdade se fosse um cara pam do rap vários manos ia abraçar o assunto então sem esta de "DEPREDAÇÃO " acho que se vários como este mano existissem ,nossa cultura não estaria do jeito que ta sem troca de idéias sem o elemento "RUA" e estas rimas de alto de apartamento ai , to ouvindo os sons e vo baixa á mix tape paz á todos ........

Por: joão eduardo costa - Em: 01/09/2007 02:06:18


MANO MIL GRAU Á ENTREVISTA ACHO MUITO INTERESSANTE VÁRIAS COLOCAÇÕES QUE FORAM FEITAS NESTA ENTREVISTA PQ NÃO É GENTE DE SÃO PAULO QUE TA SE COLOCANDO ACHO QUE ESTA MISTICA DE SÃO PAULO SER Á CAPITAL DO RAP ACABOU Á MUITO TEMPO O ELEMENTO RUA SE PERDEU POR ISTO QUE Á PARADA TA ESTAGNADA POR AQUI NÃO SE VE FESTAS NÃO SE VE DEBATES COMO ESTE IGAUL ANTES TUDO ESTA SENDO DIGERIDO CALMAMENTE MUITOS VÃO Á TV MOSTAR Á CARA DO RAP COMO SE FOSSE REPERESENTANTE DA MAIORIA SEM SER ISSO É FODA INDEPENDENTE DO QUE O CARA FALOU DE BOM OU DE RUIM PRA MUITOS É UM PONTO DE VISTA DELE O CARA É DO NORDESTE MAS TA LIGADO NO QUE ACONTECE AQUI ISTO É IMPORTANTE DIFERENTE DO QUE ROLA EM VÁRIOS ESTADOS OS MANOS NÃO SABEM O QUE REALMENTE ROLA AQUI EM OUTROS ESTADO TEM MANO QUE ACHA QUE AQUI AINDA É A CAPITAL DO RAP ,NA MINHA OPINIÃO NÃO É MAIS O FOCO SE ABRIU AGORA É HORA DE ABRIR AS PORTAS PRO NORDESTE PRO SUL PRA QUEM

Por: joão eduardo costa - Em: 01/09/2007 01:41:56


Esqueci..... "quem tem boca fala o que quer, pra ter nome, pra chamar atenção das mulher e outros homi" (Racionais MCs)

Por: Rafaela Piaba Dias - Em: 31/08/2007 21:21:45


Acho muito bom quando o Bocada abre espaço para artistas de outras partes do país, precisamos disso. Mas dessa vez, não o Bocada, mas o grupo foi muito infeliz, perdeu tempo reclamando daquilo que não faz parte e tá doido pra fazer, ou seja, FRUSTRADO! Prensar 10.000 cópias de um CD de Rap? Fala sério, joga limpo! Um site gigante abre espaço pra vc e perde tempo com esse bairrismo imbecil, dando a chance pra vários radicais da mesma região engrossar o coro contra o sudeste. Lamentável, realmente perdeu a chance de ser alguém na cena nacional... Seria muito mais produtivo se aproveitasse o comentário do "blequimobiu" e falasse sobre as músicas em sua entrevista... Se preocupe com o seu trabalho, chega de picuinha, mas eu entendo, maturidade é algo que vem com o tempo e quando se é NOVO isso é algo difícil de ter... Enfim, maturidade a esse dito "novo rap nacional". Sobre as mulheres, nem preciso dizer nada, triste comentários... Rafinha

Por: Rafaela Piaba Dias - Em: 31/08/2007 20:53:19


é assim quando alguém fala a verdade neguinho ou branquinho fica puto espumando pela boca, deve ta se doendo porque deve ta mentindo pros outros............ "splifbong splif"?????? que diabo de nome é esse ?.... hum tá se escondendo deve ser tá area mais tem medo de assumir, existe esses tipos de covarde tbm....

Por: William Sousa - Em: 31/08/2007 16:41:02


"A vida é um jogo" "A mentira,a verdade e vice-versa,pode nos fazer vencedor...ou não...depende da escolha certa ou da errada,e não exatamente da capacidade contestada..." tamu aê!! Att:J.A Salvador-Ba

Por: J.A * - Em: 31/08/2007 16:31:19


Primeiro para o Márcio Snow: muita fumaça e pouco fogo se aplica a tuas rimas meia boca e sem criatividade e a surra que você tomou no primeiro foradeorbita (festa de rap aqui em Salvador, que também conta com batalhas de rimas). Seus comentários em todos os lugares é sempre reclamando de alguma coisa, deveria comprar um espelho gigante ficar nú em frente a ele e depois de uma reflexão profunda a respeito do seu ser quem sabe você não toma coragem e suicida!? Você é freaco rapz, se enxerga caralho. Agora vamos para algo relevante. A entrevista é polémica, óbvio que não concordo com tudo o que foi dito, mas uma coisa é inegável: é sincera e sem aquele purismo diplomático a lá jogadores de futebol com suas respostas pré-moldadas. Além disso, o fato de não concordar com tudo não me afasta da linha de pensamento do Don, melhor: me aproxima, se mostrou alguém inteligente com o qual se pode debater horas sem cair na rotina entediante que se tornou SIM 90% do rap de merda que estava sendo feito. Já fui militante aqui em Salvador ajudei a formar a primeira posse da cidade, a que com toda certeza foi o berço de muita coisa importante do hip-hop da cidade, mas aconteceu com a posse o mesmo que aconteceu com o rap em alguns lugares do sudeste: tentou reiventar a roda, não respeitou a diversidade e o pior, misturou demais o dito "ativismo social", um bagulho quase utópico nos tempos atuais. Isso confunde e deturpa a cultura da rua, uma cultura de rua tem regras da rua, não regras de ong´s, ou de imbecis de playground que não conseguem se contextualizar na rua (vagabundagem) e criam seu próprio conceito (patético) de rap. Ninguém ta dormindo não nego, a gente observa, e jacaré que dorme a onda leva. Sim a situação estava cômoda pra muita gente, aparecia pouca coisa diferente, nego estava na zona de conforto. É incrível, como em alguns lugares do país (principalemnte no sudeste, converso com vários caras de lá) alguns dos ícones do rap são desinformados. A respeito de conceitos que englobam a cultura de rua, musicalidade, localidades, etc. Mas ao mermo tempo se proclamam amantes do rap. É notório também por parte desta rapazeada o sentimento de posse que os mesmos tem pelo bagulho, talvez por sentirem que são a vanguarda intocável (ilusão). Com o avanço tecnológico atual e principalmente com o encurtamento das distancias proporcionada pela internet, o que venho percebendo é que fora do eixo rio/sp está acontecendo um outro "movimento", conceitual e mais talentoso do que a maioria da produção que chega aos nossos ouvidos vindas dos vanguardistas ou até da "nova escola erudita". Sim é verdade! Ongs, movimentos sociais, e um monte de porra que se aproxima do rap, na grande maioria das vezes ou piora, ou escolhem os piores (semelhantes se atraem) para representa-los e distorcer (propositalmente) a cultura de rua, o que acaba fazendo que aqui as coisas aconteçam 10 anos depois de terem sido a onda no momento em países como Estados Unidos, França e até mesmo nossos vizinhos do Chile. A entrevista está chocando pelo número de verdades e pelo bairrismo, além de ter um monte de canalha com inveja dos cara. Mas é isto, os "haters" vão se morder, porque estão se enxergando como personagens da grande farsa que era o jogo. Paz a quem merece!

Por: Sereno Mendes - Em: 31/08/2007 15:44:29


Nós, mulheres só teremos êxito em nossa caminhada rumo a verdadeira emancipação feminina se formos fiéis a nos mesmas, através de atitudes concretas e firmeza de caráter, nunca apelando por um triste papel de mercadoria descartável. Feminismo = nunca contrário de machismo, e sim igualdade! Acredito q foi muito infeliz o comentário de que O TAL DO FEMINISMO é apenas outra bandeira para catar dinheiro!!! Vc deveria primeiramente questionar o seu movimento! Esse discurso é puramente direitista!!! Feminismo é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campos. Vc sabe a diferença entre movimento, Ong’s e projeto social? Em vez de sair atacando os movimentos dessa forma? Vc fala q os movimentos se corromperam... inclusive o seu movimento... Aff!!!!!!! Decepcionei-me com o Costa a Costa!!!! Débora Mendonça – Marcha Mundial de Mulheres

Por: Debora mendonça - Em: 31/08/2007 13:22:42


Analisando friamente os comentários da entrevista e da mixtape viajei que na real vários caras tão se doendo não pelo que foi dito e sim por quem foi dito. Se fosse o Brown a maioria abraçava. Mais ai, o Noise D ontem pelo MSN disse que um amigo dele tava questionando por quê o Costa a Costa falou das favelas do Nordeste e não falou da SECA. Mais a seca é um problema só do Nordeste? É um problema nacional, ela é sistematicamente sustentada pela elite nacional pra manter este sistema de êxodo. De mão de obra barata ai no Sul / Sudeste. Por que ninguém de outra parte do Brasil falou já que estão a tantos anos na frente? Cara, a maioria das metrópoles do Nordeste estam na Orla, perto da praia tem outros problemas mais urgentes, mais achei engraçado também porque nunca ouvi um rap falando da exploração da mão de obra nordestina em São Paulo, não lembro de um rap falando da poluição produzida em São Paulo e tantos e tantos problemas que o povo dai tem que conviver. Mais ai vamos nesta, o que eu acho é que a maioria da galera que esta criticando ouviu a mixtape até a faixa 2 no máximo, não ouviram a faixa "Amar é bom" que é um original samba rock, na minha opnião a nível de Jorge Ben, e isto é rap nacional de raiz, acho que não ouviram o remix do Dexter, não ouviram "Boa Noite Cinderela" que é um sample de Sidney Magal, não ouviram as homenagens a Sabotage, tenho certeza que não ouviram "Mel e Dendê" que é um Remix da Livia Cruz, não sacaram o sample de Mariza Monte em "Não é Fácil, com certeza não ouviram “Vive agora” muito menos “Justificativa” onde o cara deixa claro qual é a “Dunego”, isto pra não citar a referência a Chico Buarque em “Ela Mexe”, e nem quero me aprofundar na poesia sensual em “Seus Olhos” e capacidade de relato de Don L. em “O mundo é nosso”, será que a galera já ouviu Perez Prado ou acha que pesquisa é só usar sample que gringo usa, na moral, escuta ai a parada sem ressentimento e ver que este é um dos discos mais brasileiro produzido até hoje. Mais ai se não gostar tem nada não a última faixa é uma resposta antecipada pra qualquer tipo de critica sem fundamento. Paz!

Por: Rangell Santana - Em: 31/08/2007 12:09:43


QUER SABER SE OS QUE SÃO DE PLASTICO TE CONVECEM VAI TOMAR NO C.. TAMBEM PORQUE ATÉ OS PROPRIOS QUE SE DIZEM SER PELO RAP NACIONAL,SEMPRE OLHARAM PRA SÃO PAULO E PRO RIO,E COM CERTEZA SE DOERAM COM ALGUMAS PALAVRAS DITAS.A VERDADE DÓI NA CARA DOS FALSOS EU SEI QUE QUANDO VC DEITA,VC PENSA OUTRA COISA COMECEM A SEGUIR SEUS PENSAMENTOS,E DEIXE DE SEGUIR OS QUE OS OUTROS DIZER É ISSO AI COSTA A COSTA,O NORDESTE E TODOS QUE FAZEM UM SOM REAL,ESTÁ COM VCS,E VCS ESTÃO COM NÓS PIMENTA ATÉ UMAS HORAS

Por: MAURICIO SOUZA - Em: 31/08/2007 11:19:55


A tod@s Kenyo, Rafael, Laura, splifbong splif ( nome gringo?) e Márcio, Quantos bailes de rap vcs foram e só escutou rap nacional? Estou pra ver um dj que só toca nacional no baile, não temos, na sua grande maioria é mesmo 50 centavos, Emimen, Talib, Jayz, entre outros...sem falsa modestia, todo mundo copia o gringo e acha loko, um dos cds mais tocados RZO - Todos são manos só pra citar se for fazer uma lista num dá nesse comentario, é base dos Scarface, Snoop no cru copiado mesmo e nós felizes da vida curtindo a parada, temos mesmo que ter essas influências e eles são bons no que fazem, foram eles que inventaram a parada e nós podemos aperfeiçoar, peneirar o melhor e colocar nossas raizes, o Hip Hop brasileiro pode ser o mais diferente do mundo meus irmãos DJ HUM falou uma vez e eu assino " Hip Hop brasileiro pode ser o mais loko, temos bilhões de elementos musicais nesse país” , juntar o carimbó do Pará , a zabumba do forro de raiz, o pandeiro do samba, que vários midiaticos dizem quem foi inventado pelo MD2 que pena , tem que estudar a cultura, já faziamos isso bem antes dele deixar o hardcore e cantar o rap, o rap nacional se abrasileirando com diz o GOG, quando sociologos fazem um analogia do hip hop até achamos bacana mas quando um cara do meio fala sincero , ele só tá viajando e fazendo som pra boy, meus parceiros o rap já dominou a cena, tem boy que que tá querendo ser o “Guina” e escuta “Hoje eu sou ladrão artigo 157" e vai assaltar posto e bater em empreagada domestica, tem os irmão do rap que vive do tráfico, sequestro, assalto, quantos diretinhos temos em cada fundão é assim que queremos passar a “mensagem”?, e achamos isso maravilhoso, até pagamos moh pau pros caras, vivemos uma vida mesquinha, de mentiras e oportunismos , porque o rap não é o crime e o crime não é o rap. Parafraseando o GOG “É o crime o som batendo forte nos falante..é o Crime ser consciente na voz arrogante, amante das causas das canções que me comovem ......do rap do gueto dos pretos que promovem o crime do raciocínio lógico pro bem o crime da identidade própria também....representar as quebradas do Brasil é o crime....” e os Racionais ousaram falar - “Sempre quis um lugar, gramado e limpo, assim verde como o mar, cercas brancas, uma seringueira com balança, disbicando pipa cercado de criança... As vezes eu acho, que todo preto como eu, só quer um terreno no mato, só seu, sem luxo, descalço, nadar num riacho, sem fome, pegando as fruta no cacho,”. Todos nós queremos comida, bebida, casa, lazer, cultura. E porque não? O rap também nos ensina que temos nossos direitos a terra, uma vida saudável e educação, e a coragem de dizer o que foi dito nessa matéria é o que muitos queriam ter falado e não conseguiram ainda acho que vcs deviam ler com calma a matéria, refletir melhor antes de julgar a fala de alguem. Muita Paz Leo Cabral

Por: Leo Cabral - Em: 31/08/2007 10:01:38


muita fumaça.... . pouco fogo.. ou melhor nehum nao vi nada de diferente nem de novo so mais uma tentativa frustrada de fazer rap gringo no brasil nao dá tiu.... kd os som loko ki vc falow fui no myspace ouvi nao vi nada serio.. me manda depois pq as kitavam postadas lá nao eram nada de novo nem de mundança... marciosnow@hotmail.com me envia o seu som loko pq euouvi no myspace nao vi nada... de novo nem de loko. paz a todos boa semana e noisss

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 30/08/2007 21:29:09


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk otima piada to rindo aki ate agora.... sem palavras..... huauahuahuahauahuahauahauhauahauhuahauhuhaahauhau

Por: marcio snow (OPNIÃO PROPRIA) - Em: 30/08/2007 21:21:12


namoral irmao.. vc fla do mv bill pelo menos o cara tem um projeto social q ta la ajudando e vc ?? cantando seu hip hop perfeito ai? p ve branquinho aplaudi e se acha um mrda qulqr...

Por: RAfael Soares - Em: 30/08/2007 18:55:20


ta querendo puxar a sardinha po lado dele.. escaldando racionais, mv bill.. flando mrda p krai.. achando q ta certo.. poha niuma o hip hop dos kra eh de fude e ele fik flando mrda ai entao ele vai la e canto igual o 50 cent.. parece q eh puta meu irmao... a gente n vive la nos EUA n.. aki eh mt pior.. e otra coisa, o 50 cent canta rap de playboy namoral.. ele pode se lamenta na musica e pah mas fla da realidade msm se o kra sobe na vidda n tem q comemora n eh? entao ta vai ser traficante p sempre.. namoral soh flo mrda ai

Por: RAfael Soares - Em: 30/08/2007 18:53:36


QUERER APARECER FALANDO MAL DOS OUTROS, AÍ É GOLPE BAIXO....O CARA QUER SER REVOLUCIONÁRIO ATIRANDO NOS PRÓPRIOS IRMÃOS.....MUITO FACIL FALAR ESSE TANTO DE MERDA SENDO RIQUINHO REVOLTADO....

Por: splifbong splif - Em: 30/08/2007 16:43:05


so falou verdade, doa a quem doer! costa a costa é noiz. Natan TUF costa leste!!!

Por: negodramacastelo - Em: 30/08/2007 16:15:29


NUM É TODO MUNDO QUE TEM CORAGEM DE DIZE O QUE PENSAR MUITOS AE SE DOERAM PORQUE VAI VER TÃO VESTINDO A CARAPUSA. COSTA A COSTA É A RUA DE FORTALEZA EU TO LIGADO PORQUE SO DAQUI E O QUE ROLA NA RUA É ISSO MERMO, NO JOGO DO RAP EU NUM TOU MAS TO NA RUA E TO VENDO QUEM SÃO OS VERDADEIRO!!! PIRAMBU TA NA CASA, 1 SALVE PRO NEGO GALLO COSTA OESTE É NOIZ.

Por: Renan Favela - Em: 30/08/2007 13:09:56


Finalmente alguém de atitude no rap nacional pelo que eu entendi nas entrelinhas ele diz que: Facção é som de derrotado. Mv Bill e Celso Athaide os Magnata da CUFA. Gaspar vai pra França ganha em Euro e nun quer ganhar em Real. Parteum e Rappin Hood monopolio da Trama. E que agora o Nordeste vai tomar conta. É isto mesmo?

Por: Caracolina - Em: 30/08/2007 10:54:30


Salva Dom l. e nois mano brasília agradece a dedicação pelo som de qualidade. Porque aqui só ta tendo música ruim.

Por: Filipe costa - Em: 30/08/2007 09:14:46


Fala doido de nome difícil, splifbong splif vc ta e com inveja faz melhor e depois juga os outros só Deus pode jugar, se apresente corra pela favela depois vc pode fala do som da favela. Paga pau de 50cent.

Por: Filipe costa - Em: 30/08/2007 09:12:08


Ai mina, Laura Siqueira como você vai falando mal de uma coisa que nem conhece, primeiro se informa depois você fala um monte, pense bem em suas palavras você devo ser daquelas minas que escuta 50cent e fica rebolando o rabo e depois vem falar do rap, conheça primeiro as favelas do nordeste pra depois falar do rap do nordeste costa a costa e de verdade não se enconde atrás de maquiagem.

Por: Filipe costa - Em: 30/08/2007 09:07:35


Muito maluco fala na rua como se tivesse autoridade pra isso o "Velho rap nacional" tá cheio de gente assim, doido que é vivo e morto dentro de assembléia, maluco de universidade particular que por que ouviu um som ja acha que tem do que reclamar tbm, são os cara pintada só que sem tinta e sem um por que mais forte de tá lutando por uma parte da sociedade que eles nem conhecem de perto. o rap virou meio de vida pra uns malas que exploram os maluco que acreditam que podem fazer revolução com o voluntariado. Costa a Costa é papo sem curva doido ta na arena pela vitória mesmo e sem enganar ninguem. abraço pros guerreiro e o jogo é se jogar com as armas mais pesadas cê quer revolução? pois tá aí a revolução no ra nacional De costa a Costa e é só a mixtape. CRITIC BOY (SERTÃO RAP)

Por: Danniel Lima - Em: 30/08/2007 08:27:31


o que vc tem pra mostrar?

Por: splifbong splif - Em: 30/08/2007 08:17:20


Esse cara que fala ai, é branco, de familia tradicional, classe media alta, familhas dos Linhares, o tio dele foi secretario de cultura do estado, hoje e diretor de tv, a mãe professora universitaria, acho que devido aa separação dos pais, pirou foi da uma de duble de bandido dentro da favela, mora la, e agora se acha um de la.....E ainda querendo aparecer falando mal dos outros.. PARA DE CAO ele deve tá puto da cara pois no show deles depois do mv bill na região onde ele vive, no caso um show em recife, o povo todo viu o show do mv bill e meteu o pé, nimguem gostou do som deles e foi embora...agora quer aparecer falando mal...coitado

Por: splifbong splif - Em: 30/08/2007 08:16:35


nêgo se acha, e sai falando um monte... salto alto e nariz empinado naum convençe cara, seja mais humilde só assim vc pode chegar em algum lugar. paz e respeito a todos que fazem hip hop de verdade!

Por: kenyo brito - Em: 29/08/2007 20:44:44


é isso mesmo o que você disser "meu Xapa" será cobrado não ouvi costa a costa e não quero ouvir

Por: Laura Siqueira - Em: 29/08/2007 18:54:21


REAL REALIDADE É ISSO AI,SACOU OS CARAS TÃO NO RINGUE,NO JOGO NA RUA,E ASSIM QUE TEM QUE SER,QUEM PENSA DIFERENTE QUE SUBA NO RINGUE,VENHA PRO JOGO,E VIVA A RUA,NA PRATICA A TEORIA VIRA FUMAÇA COSTA A COSTA É RUA,E O RAP É RUA ATÉ ONDE ELE FOR,SEJA ONDE FOR O RAP NACIONAL SUBESTIMOU O NORDESTE.AGORA TOMA AI A RESPOSTA,E AINDA TEM MUITO POR VIR DE SALVADOR A FORTALEZA DE COSTA A COSTA PAZ

Por: MAURICIO SOUZA - Em: 29/08/2007 14:05:30


MUITO BOA A MATÉRIA, EU AINDA NAO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER PESSOALMENTE AI O COSTA A COSTA. MAS JÁ CONHEÇO ALGUM SONS DO GRUPO. O QUE FOI FALANDO AKI É A MAIS PURA VERDADE, NAO HOUVE MENTIRA E NAO AUMENTO DE INFORMAÇAO.SÓ ACHO QUE FALTOU DAR NOMES AOS BOIS QUANDO FALAM DO VELHO RAP NACIONAL.

Por: eduardo siqueira - Em: 29/08/2007 13:35:28



Faça o seu comentário:

Nome:

E-Mail:

Comentário:

Digite o código abaixo:
CAPTCHA Image
Alterar Imagem